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metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Conselho Municipal de Educação : tecendo uma cultura de participação junto aos Conselhos Escolares de São Sepé - RS.
metadata.dc.creator: Bitencourt, Alcina Jacil Alves
metadata.dc.contributor.advisor1: Luce, Maria Beatriz
metadata.dc.description.resumo: O relatório crítico aqui apresentado é um dos requisitos básicos para a obtenção do titulo de mestre do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Pampa – Jaguarão/RS. O trabalho teve como objetivo qualificar a administração nas escolas municipais, especialmente a atuação dos Conselhos Escolares, fomentando ações cooperativas do Conselho Municipal de Educação e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com os colegiados escolares, no propósito de fortalecer os processos democráticos da gestão institucional educacional. A situação encontrada no diagnóstico revelou que a maioria dos conselhos não tinha uma identidade de grupo, tampouco possuía o costume de se reunir com regularidade, e que em muitos casos os presidentes eram chamados apenas para assinar as prestações de contas. O diagnóstico também evidenciou que o planejamento coletivo era muito incipiente, com pouca participação dos Conselhos Escolares no processo de planejamento das escolas e nas definições da política municipal de educação, ou seja, que os princípios da gestão participativa necessitavam de um consistente processo de reflexão e ação. A atividade vertebral do Projeto foi realizada através de encontros em forma de Rodas de Conversa com a participação dos diretores das escolas, presidentes dos conselhos escolares e os conselheiros municipais de educação e representantes da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Em tais encontros foram discutidos temas previamente planejados em dinâmicas que propiciaram a reflexão quanto à importância da participação da sociedade no projeto da escola pública e da democratização da educação na localidade. No percurso metodológico foram utilizados estudos de Thiollent (2011), Franco (2005) e Warschauer (1993) para embasar as rodas de conversa. A avaliação deste projeto aconteceu ao longo do processo onde os participantes salientaram a importância das ações que se realizaram permitindo que os conselheiros escolares e as direções das escolas refletissem sobre a participação da comunidade, através de seus representantes os processos de gestão que acontecem nas escolas da rede municipal. O Relatório foi concluído com a perspectiva propositiva de continuidade das ações do CME no sentido de refletir e acompanhar os Conselhos Escolares em suas ações especialmente nos momentos de discussão destes com as comunidades quando da revisão das propostas pedagógicas e do Plano Municipal de Educação. A pesquisa não encerra suas atividades com a conclusão deste documento, ela voltará seu olhar para a organização dos órgãos colegiados e os espaços a eles proporcionados através do planejamento das direções das escolas, bem como daqueles que conquistem através da mobilização de suas comunidades.
Abstract: El relato crítico aquí presentado es un de los requisitos básicos para la obtención del título de maestra del Máster Profesional en Educación de la Universidad Federal del Pampa-Jaguarão -RS. El trabajo tuvo como objetivo calificar la administración en las escuelas municipales, especialmente la actuación de los Consejos Escolares, fomentando acciones cooperativas del Consejo Municipal de Educación y Cultura con los colegiados escolares, en el propósito de fortalecer los procesos democráticos de la gestión institucional de la educación. La situación encontrada en el diagnostico reveló que la mayoría de los consejos no tenía una identidad de grupo, tampoco poseía el costumbre de reunirse con regularidad, y que en muchos casos los presidentes eran llamados sólo para firmar las rendiciones de cuentas . El diagnostico también evidenció que el planeamiento colectivo era muy incipiente , con poca participación de los Consejos Escolares en el proceso de planeamiento de las escuelas y en las definiciones de la política municipal de educación, o sea, que los principios de la gestión participativa necesitaban de un consistente proceso de reflexión y acción. La actividad vertebral del Proyecto fue realizada a través de encuentros en forma de Ruedas de Conversaciones con la participación de los directores de las escuelas, presidentes de los consejos escolares, consejeros municipales de educación y representantes de la Secretaria Municipal de Educación y Cultura. En los encuentros fueron discutidos temas previamente planeados en dinámicas que propiciaran la reflexión cuanto a la importancia de la participación de la sociedad en el proyecto de la escuela pública y de la democratización de la educación en la localidad. En el recorrido metodológico fueran utilizados estudios de Thiollent(2011),Franco(2005) y Warschauer (1993) para a la base de las Ruedas de Conversaciones .La evaluación de este proyecto aconteció a lo largo del proceso donde los participantes resaltaran la importancia de las acciones que se realizaran permitiendo que los consejeros escolares y las direcciones de las escuelas de red municipal reflexionasen sobre la participación de la comunidad, a través de sus representantes en los procesos de gestión que suceden en las escuelas de red municipal . El relato fue terminado con la perspectiva propositiva de continuidad de las acciones do CME en el sentido de reflexionar y acompañar los Consejos Escolares en sus acciones especialmente en los momentos de discusiones de estos con las comunidades cuando de la revisión de las propuestas pedagógicas y del Plan Municipal de Educación. La investigación no termina sus actividades con la conclusión de este documento, ella volverá su mirar para la organización de los órganos colegiado y los espacios a ellos proporcionados a través del planeamiento de las direcciones de las escuelas, bien como de aquellos que conquisten a través de la movilización de sus comunidades.
Keywords: Gestão democrática
Conselhos Escolares
Conselho Municipal de Educação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/359
Issue Date: 2015
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

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