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metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Política de formação técnico-pedagógica das equipes gestoras da educação no município de São Sepé-RS.
metadata.dc.creator: Machado, Paula Vicentina Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.description.resumo: Ressignificar a figura de ser gestor público nas escolas municipais no desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e competências requeridas para o cargo de diretor, vice-diretor e coordenador pedagógico de forma a garantir uma educação de qualidade para todos, tendo como foco a gestão escolar democrática. Essa é o elemento imprescindível para que ocorra a qualidade do ensino em todas as instâncias e é comungada por vários autores e especialistas em educação. No entanto, há o reconhecimento entre eles do enorme distanciamento entre o ideal da democracia e o real na administração das escolas públicas no Brasil. Tendo em vista a relevância deste tema para o cenário atual da educação brasileira, este trabalho propõe refletir sobre a política de formação técnico-pedagógica das equipes de gestão nas escolas da rede municipal de ensino de São Sepé/RS. A partir do diagnóstico da realidade escolar obtido através das entrevistas semiestruturadas realizadas com os 28 gestores foi proposta a Interven-Ação que teve como processo metodológico as rodas de formação, com relatos reflexivos sobre práticas de gestão. Esse processo de gestão implica repensar a lógica da organização, da participação das relações e da dinâmica escolar com a definição de metas e tomada de decisões coletivas realizadas em seis encontros de formação. Sabemos que, nas últimas décadas, a gestão da educação e da escola são percebidas como um de seus pilares de transformação para uma educação de qualidade. É fundamental compreender que a educação de qualidade é ainda desafio a tornar-se realidade para todos. Assim, percebemos uma maior apropriação de novas concepções com relação à gestão democrática como pressuposto para a melhoria da qualidade da educação, bem como maior autonomia da equipe para gerir as demandas da escola.
Abstract: To frame the figure of the public manager in the municipal schools in the development of knowledges, skills and competencies required for the position manager, vice-manager and pedagogical coordinator in order to insure quality education for all, with a focus on democratic school management. This is the dispensable element to occur the quality of education at all levels and is shared by several authors and education experts. However, there is recognition among them the huge gap between the ideal of democracy and the actual administration of the public schools in Brazil. Considering the importance of this matter at the present scenery of brazilian education, this paper proposes a reflection about the politics of techinical and pedagogical training of management teams in the municipal schools teaching São Sepé/RS. From the diagnosis of the school reality, obtained through semi-structured interviews with 28 managers was proposed interven- action that had the methodological process of trainig wheels with reflective reports on management practices. This management process involves rethinking logic of organization, of participation, of relation and school dynamics with setting goals and making collective decisions made on 6 training meetings. We know that in the past decades, the management of education and schools are perceived as one its pillars of transformation to a quality education. Is crucial to understand that quality education is still challenging to become reality for all. Thus, perceive a great ownership of new concepts regarding democratic governance as a prerequisit for improving the quality of education as well as great autonomy for staff to manage the demands of school.
Keywords: Formação de gestores
Gestão educacional
Política educacional
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/356
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

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