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metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Gestão nas escolas polo do município de São Gabriel/RS : pelo enraizamento da prática democrática no processo educacional.
metadata.dc.creator: Valentini, Lydia Maria Assis Brasil
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Jefferson Marçal da
metadata.dc.description.resumo: Neste relatório final do projeto de intervenção discute-se a gestão escolar em escolas do campo, tendo como referência o processo de gestão nas Escolas Polo da zona rural do município de São Gabriel/RS. Considerando-se que a leitura do mundo demanda compreensão crítica da realidade a partir do contexto da “vida vivida”, neste caso da minha experiência profissional como pedagoga da Secretaria de Educação do Município (SEME), e com base na concepção do Programa de Pós Graduação em Educação/PPGEdu, partiu-se do diagnóstico quali-quantitativo que revelou a situação socioeducacional da realidade estudada. Diante deste resultado disponibilizou-se às gestoras das cinco Escolas Polo um curso de Formação Continuada denominado “Gestão da Educação: a formação de gestores escolares como ação fomentadora de qualidade de ensino nas Escolas Polo no município de São Gabriel/RS”(GEFGESG). Neste curso, a proposta foi discutir de forma dialética participativa alguns temas como gestão e democracia, cidadania, escola do campo, projeto político pedagógico, processo de nucleação e outros que foram sendo construídos ao longo do GEFGESG. Constatou-se, pelos depoimentos e registros coletados durante a formação, que as gestoras perceberam a carência das temáticas trabalhadas na sua prática de gestão, também se percebeu que há poucas formas institucionalizadas de participação previstas na gestão educacional do município. Da análise dos produtos do diagnóstico e da formação continuada, constatou-se que os problemas da gestão educacional dos Polos passam por questões de cunho político-partidário, econômico, de capacitação, do processo organizacional da SEME e das escolas e, em especial, da concepção pouco democrática que perdura historicamente na adminstração pública do município, dificultando abordagens críticas das gestoras dos Polos em relação as suas práticas. Com este trabalho, pode-se perceber que há um descompasso entre a prática democrática, prevista para uma educação emancipatória, e a prática em escolas situadas em áreas rurais.
Abstract: In this final report about the project of intervention, the rural-area school management is discussed. It has, as a reference, the management process in "Polo Schools" located in the rural area of the city of São Gabriel in Rio Grande do Sul State. Considering that the world comprehension demands critical analysis of the reality, from the "living life" concept, in this particular case of my personal experience as a professional of education in the Municipal Education Office (SEME) based on the conception of the Post Graduation in Education Program (PPGEdu), starting from the quali-quantitative diagnosis which revealed the social-educational situation of the studied reality. In face of these results, a course of continuing learning was offered to the managers of five schools (Polo Schools). The course was called "Education Management: The formation of school managers as a teaching quality support action in the "Polo” Schools in the city of São Gabriel" (GEFGESG). In this course, the purpose was to discuss in a dialectic-participative way some issues as management and democracy, citizenship, rural area schools, pedagogic-political project (PPP), nucleation process and others that had been built during the course (GEFGESG). It was observed by testimonies and registers, which were collected during the courses, that the school managers noticed the lack of the studied subject matter in their management practicing. It was also observed that there are few institutionalized ways of participation expected in the municipal education management. From the analysis of the diagnosis products and the continuing learning, it was concluded that the problems in the education management of the "Polos", are linked with political-party and economic issues, training and with the organizational process in the Municipal Education Office (SEME) and in the schools. In addition, the not very democratic conception that historically remains in the public administration of the city, make it difficult to the "Polo" managers to critically assess their practicing. With this research it was possible to conclude that there is an imbalance between the democratic practicing expected for a releasing education and the practicing in schools located in the rural area.
Keywords: Gestão educacional
Educação do campo
Formação continuada
Escolas pólo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
URI: http://hdl.handle.net/riu/355
Issue Date: 2014
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

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