Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2936
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática
metadata.dc.creator: Savia Vidales, Antonella Romina
metadata.dc.contributor.advisor1: Marins, Ida Maria Morales
metadata.dc.description.resumo: A presente pesquisa surge com o objetivo geral de discutir e propor uma prática pedagógica para o trabalho com o gênero notícia digital. Os objetivos específicos são: fazer revisão bibliográfica dos fundamentos teóricos atinentes à pesquisa; apresentar uma proposta didática com o gênero noticia digital para ser utilizada em sala de aula. Para este Trabalho de Conclusão de Curso partimos de uma pesquisa qualitativa, anteriormente realizada, que teve como objetivo saber se ocorre e como ocorrem as atividades com o gênero notícia digital na escola. Ao perceber que essas atividades não acontecem, a pesquisa continuou voltada ao interesse em criar uma proposta, via sequência didática, para abordar o gênero notícia digital na escola. A intenção de apresentar uma proposta didática surgiu do questionamento: como trabalhar com o gênero notícia digital valendo-se dos aparatos tecnológicos na escola? Partimos da abordagem teórica dos gêneros textuais de Marcuschi (2008), o aporte de Lages (2000) e Alves Filho (2011) acerca do gênero notícia. Também abordamos as questões atinentes ao gênero notícia digital, em Jorge (2007). O aporte metodológico que guia este trabalho é a sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004). A proposta didática apresentada foi pensada para ser desenvolvida no 6º ano do ensino fundamental. Foram selecionadas notícias digitais, disponibilizadas por jornais de acesso gratuito, e criadas atividades para serem realizadas com os alunos.
Abstract: La presente investigación surge con el objetivo general de discutir y proponer una práctica pedagógica para el trabajo con el género noticia digital. Los objetivos específicos son: hacer revisión bibliográfica de los fundamentos teóricos relativos a la investigación; presentar una propuesta didáctica con el género noticia digital para ser utilizada en clases de lengua. Para este Trabajo de Conclusión de Curso partimos de una investigación cualitativa, anteriormente realizada, que tuvo como objetivo saber si ocurre y cómo ocurren las actividades con el género noticia digital en la escuela. Al percibir que esas actividades no suceden, la investigación continuó volcada al interés en crear una propuesta, vía secuencia didáctica, para abordar el género noticia digital en la escuela. La intención de presentar una propuesta didáctica surgió del cuestionamiento: ¿cómo trabajar con el género noticia digital valiéndose de los aparatos tecnológicos en la escuela? Partimos del abordaje teórico sobre géneros textuales de Marcuschi (2008), el aporte de Lages (2000) y Alves Filho (2011) acerca del género noticia. También abordamos las cuestiones relativas al género noticia digital, en Jorge (2007). El aporte metodológico que guía este trabajo es la secuencia didáctica de Dolz y Schneuwly (2004). La propuesta didáctica presentada fue pensada para ser desarrollada en el 6º año de la enseñanza fundamental. Se seleccionaron noticias digitales, disponibles en diarios de acceso gratuito, y creadas actividades para ser realizadas con los alumnos.
Keywords: Sequência didática
Gênero notícia digital
Proposta didática
Secuencia didáctica
Género noticia digital
Propuesta didáctica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Jaguarão
Citation: SAVIA VIDALES, Antonella Romina. Gênero notícia digital na escola: uma proposta didática. 43p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2936
Issue Date: 6-Dec-2017
Appears in Collections:Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AntonellaSavia2017.pdfAntonella Romina Savia Vidales 20171,03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.