Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2795
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Title: (Des)valorização dos funcionários da escola de educação infantil: reflexões no viés da inovação pedagógica
metadata.dc.creator: Alves, Lucilene da Costa
metadata.dc.contributor.advisor1: Freitas, Diana Paula Salomão de
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, Claudete da Silva Lima
metadata.dc.contributor.referee3: Mello, Elena Maria Billig
metadata.dc.description.resumo: Com este trabalho, busquei refletir sobre as possíveis causas da (des)valorização de funcionários de escola, estas, elencadas pelos funcionários de uma Escola de Educação Infantil no município de Bagé/RS. Para tanto, trago como aporte teórico, textos que expõem tal fenômeno e que tem como temáticas principais a (des)valorização, a (in)visibilidade e a (des)motivação dos funcionários, assuntos estes, vistos por mim como influenciadores do fenômeno em questão. Tal pesquisa reflete a (des)valorização dos funcionários da educação à luz de um projeto mais amplo de inovação pedagógica, o GRUPI, na Universidade Federal do Pampa e utilizei a mesma metodologia do projeto, ou seja, a análise documental do Projeto Político Pedagógico da escola, buscando possibilidades de inovação presentes no documento e na sequência, realizei entrevistas com os profissionais da educação da instituição a fim de compreender a (des)valorização profissional e o entendimento das inovações pedagógicas contidas nas práticas educativas de tais indivíduos. Foi possível perceber que a escola possui indícios de inovação pedagógica na forma de gestão e nas propostas interacionistas no ambiente escolar. Também evidenciei que para haver uma maior valorização do funcionário da escola é necessário que,independente das funções que exercem, todos se entendam educadores e participantes dos processos de gestão participativa na escola.
Abstract: With this work, I sought to reflect on the possible causes of (UN) appreciation of employees of these schools, listed by the staff of a school of early childhood education in the city of Bagé/RS. To this end, bring as theoretical contribution, texts that expose this phenomenon and that has as main themes (des), the (in) visibility and (des) motivation of employees, these affairs, seen by me as influencers of the phenomenon in question. Such research reflects the (UN) appreciation of education officials in the light of a wider project of pedagogical innovation, the GRUPI, at Universidade Federal do Pampa and used the same methodology of the project, i.e. the documentary analysis of the Pedagogic political project of the school, seeking innovation opportunities present in the document and as a result, I conducted interviews with professionals in the education of the institution in order to understand the (des) professional valuation and the understanding of pedagogical innovations contained ineducational practices of such individuals. It was possible to perceive that the school has evidence of pedagogical innovation in the form of management and interactionist proposals in the school environment. Also highlighted that in order to have a greater appreciation of the school employee is necessary, regardless of the functions which are empowered everyone understand educators and participants in the processes of participatory management in school.
Keywords: Letras
Desvalorização
Funcionários da escola
Inovação pedagógica
Educação infantil
Bagé
UNIPAMPA
Gestão
Gestão pública
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.publisher.initials: UNIPAMPA
metadata.dc.publisher.department: Campus Bagé
Citation: ALVES, Lucilene da Costa. (Des)valorização dos funcionários da escola de educação infantil: reflexões no viés da inovação pedagógica. 76 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2795
Issue Date: 7-Dec-2017
Appears in Collections:Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Lucilene Alves 2017.pdf1,21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.