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dc.contributor.advisor1Flores, Silvia Amélia Mendonça-
dc.creatorZuliani, André Luis Baumhardt-
dc.date.accessioned2017-09-12T19:09:16Z-
dc.date.available2017-09-12T19:09:16Z-
dc.date.issued2016-11-17-
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1837-
dc.description.abstractTaking into account the existence of an educational gap, this study sought to estimate the level of financial literacy of the military of an organization of the state border, identifying the level of knowledge, behaviors and financial attitudes of these military and comparing these attributes by hierarchical level and socioeconomic variables. Starting from the assumption that compulsory military service is configured as a gateway to the labor market and financial inclusion. Thus, it was deemed appropriate to assess the level of literacy of the public, extending this analysis to all strata of the Military Organization. The study is classified as descriptive, with quantitative approach. Has been chosen to use the survey as a research method and the data were collected with a collection tool and a measurement methodology previously validated. For these data represent more faithfully the population considered, has been used a stratified random sample. The analysis was done through descriptive statistics and has been verified the existence of relationship between the variables using the t Test and ANOVA. As a result, it was found that most of the servers that make up the organization have a low level of financial literacy. It was concluded that the size of some attitudes influences the formation of financial literacy levels and has been observed a direct relationship between financial literacy and financial behavior. Has been discovered that the hierarchical level, age, marital status, possession, or non-dependent, education, income and the constitution of households with respect to economically active residents influence on financial literacy. The findings reinforce the need to implement strict financial literacy to the general population, in order to expand the scope of the National Strategy for Financial Education (ENEF).pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Fortes (mariafortes@unipampa.edu.br) on 2017-08-08T20:35:02Z No. of bitstreams: 1 Alfabetização Financeira no Exército Brasileiro.pdf: 1086639 bytes, checksum: e404b781a410c0b4d22fa13134c84048 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Marcos Anselmo (marcos.anselmo@unipampa.edu.br) on 2017-09-12T19:09:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Alfabetização Financeira no Exército Brasileiro.pdf: 1086639 bytes, checksum: e404b781a410c0b4d22fa13134c84048 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-12T19:09:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Alfabetização Financeira no Exército Brasileiro.pdf: 1086639 bytes, checksum: e404b781a410c0b4d22fa13134c84048 (MD5) Previous issue date: 2016-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlfabetização financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectMilitarespt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectPersonal financept_BR
dc.subjectmilitarypt_BR
dc.titleAlfabetização financeira no exército brasileiro: uma análise em uma organização militar da fronteira gaúchapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do?metodo=apresentarpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3211894584505441pt_BR
dc.contributor.referee1Ramos, Thadeu José Francisco-
dc.contributor.referee2Silva, Ana Carolina Cozza Josende da-
dc.contributor.referee2Lattes5704764833181636pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9981781275888331pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.resumoLevando em consideração a existência de uma lacuna educacional, o presente estudo buscou estimar o nível de alfabetização financeira dos militares de uma Organização Militar da fronteira gaúcha, identificando o grau de conhecimentos, de comportamentos e de atitudes financeiros destes militares e comparando estes atributos por nível hierárquico e por variáveis socioeconômicas. Partiu-se do pressuposto de que o serviço militar obrigatório se configura como uma porta de entrada ao mercado de trabalho e à inclusão financeira. Assim, julgou-se pertinente avaliar o grau de alfabetização deste público, estendendo esta análise a todos os estratos da Organização Militar. O estudo é classificado como descritivo, de abordagem quantitativa. Optou-se por empregar a survey como método de pesquisa e os dados foram coletados com um instrumento de coleta e uma metodologia de mensuração já validada. A análise dos resultados se deu pela estatística descritiva e foi verificada a existência de relação entre as variáveis por meio do Teste t e da ANOVA. Como resultado, verificou-se que a maior parte dos servidores que compõe a organização possui baixo nível de alfabetização financeira. Concluiu-se que a dimensão das atitudes pouco influi na formação dos níveis de alfabetização financeira e foi possível verificar a relação direta entre conhecimentos financeiros e comportamentos financeiros. Viu-se que o nível hierárquico, a idade, o estado civil, a posse ou não de dependentes, a escolaridade, a renda e a constituição dos lares no tocante a residentes economicamente ativos influem na alfabetização financeira. Os achados reforçam a necessidade de implementação de programas rígidos de alfabetização financeira à população em geral, de forma a ampliar o alcance da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Santana do Livramentopt_BR
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