Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1456
metadata.dc.type: Relatório Técnico
Title: Condicionantes socioculturais e expectativa de sucesso escolar : uma análise da situação dos alunos ingressantes no Colégio Tiradentes de Pelotas.
metadata.dc.creator: Vieira, Carlos Humberto Marques
metadata.dc.contributor.advisor1: Hammes, Lúcio Jorge
metadata.dc.description.resumo: Este estudo sobre a situação dos alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas investiga as influências dos condicionantes socioculturais em jovens ingressantes no ensino médio do referido Colégio, oriundos de diferentes contextos sociais. Dessa forma analisa a influência dos condicionantes socioculturais no sucesso escolar. O diagnostico aproveita dados empíricos do trabalho desenvolvido ao longo de anos no exercício da função de coordenador pedagógico e do desenvolvimento de uma intervenção pedagógica ocorrida no colégio durante os anos de 2015 e 2016, fundamentado em literatura na área do conhecimento. A intervenção foi desenvolvida através de encontros, com base em Grupos, reunindo a equipe gestora, dezoito alunos voluntários ingressantes, professores e o conjunto dos envolvidos na intervenção. Consta que há dificuldade em se estabelecer estratégias de superação das consequências advindas dos conflitos existentes entre desigualdades de classe e desigualdades escolares. A organização pedagógica do contexto escolar é importante para a superação das dificuldades, tendo presente a influência do capital econômico, o capital social e o capital cultural. Constata-se que embora a origem social dos estudantes influencie, ela não é decisiva para o sucesso e fracasso escolar.
Abstract: This study about the situation of Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas' students investigates the influences of socio-cultural conditions in young freshmen in high school of that School, coming from different social contexts. In this way, it analyzes the influence of socio-cultural factors on academic success. For this, it uses empirical data from work developed over the years in the course of pedagogical coordinator role and the development of an educational intervention that took place in the school during the years 2015 and 2016, grounded on literature in the knowledge area. The intervention was developed through meetings, based on Groups, bringing together the management team, eighteen volunteer students, teachers and the whole team involved in the intervention. Reportedly there is difficulty in establishing strategies to overcome the resulting consequences of conflicts between class inequalities and educational inequalities. The pedagogical organization of the school environment are important to overcome the difficulties, bearing in mind the influence of economic capital, social capital and cultural capital. It appears that although the social origin of the students has influence, it is not decisive on the expectation of success and school failure.
Publisher: Universidade Federal do Pampa
metadata.dc.rights: Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/
URI: http://hdl.handle.net/riu/1456
Issue Date: Aug-2016
Appears in Collections:Relatórios Críticos Reflexivos-Mestrado Profissional em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Carlos Humberto.pdfRelatório Crítico Reflexivo Carlos Humberto Marques Vieira556,11 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons