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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Análise das avaliações físicas realizadas por professores de educação física de Uruguaiana/RS: objetivos e barreiras para sua aplicação no contexto escolar
metadata.dc.title.alternative: Analysis of physical assessments carried out by physical education teachers from Uruguaiana/RS: objectives and barriers for its application in the school context
Autor(es): Schlüter, Richard de Almeida
Primeiro Orientador: Lara, Simone
Resumo: As avaliações físicas (AF) são compreendidas como metodologias para auxiliar o professor a identificar como o seu aluno está evoluindo em relação aos estímulos propostos no decorrer de suas aulas. Desta forma, o educando recebe informações adequadas para ajuda-lo com relação à manutenção e aprimoramento de comportamentos diretamente ligados ao estilo de vida saudável. De fato, as variáveis de Aptidão física e saúde podem ser compreendidas mediante a avaliação das variáveis antropométricas, metabólicas e neuromotoras; assim, as AF têm sido empregadas para determinar uma verdadeira associação entre saúde e aptidão física. Neste sentido, o trabalho teve como objetivo investigar as AF utilizadas pelos professores de educação física (EF) da rede pública de Uruguaiana/RS, bem como seus objetivos e possíveis dificuldades para aplicação no espaço escolar. Esse estudo transversal, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, incluiu professores de EF, atuantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental, das redes públicas municipal e estadual, no município de Uruguaiana-RS. Os professores responderam a um questionário, via googleforms, construído pelos pesquisadores, constando de 25 perguntas, sendo 21 fechadas e 4 abertas. O instrumento incluiu questões relativas ao perfil profissional dos professores; fatores complicadores da docência; importância de se realizar as AF; avaliações antropométricas e testes físicos utilizados; dificuldades para realização das AF no ambiente escolar; objetivos e temáticas em que relacionam os resultados. Os dados quantitativos foram analisados através da frequência simples e porcentagem e os dados qualitativos foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin. Em relação aos resultados, 26 professores de EF foram incluídos no estudo, no qual evidenciamos que houve um predomínio discreto do sexo masculino (53,8%), grande parte apresenta especialização (65,4%), na área de EF escolar (27,7%), com tempo de docência de até 15 anos (38,5%). Sobre os testes físicos, 22 mencionaram que realizam de alguma forma, teste aeróbico e de flexibilidade. Contudo, grande parte deles (54,5%) utiliza apenas o IMC para avaliar a composição corporal dos alunos. Entre as dificuldades, prevaleceu a falta de material apropriado fornecido pela escola (54,5%) e do próprio professor (31,9%). Quanto ao objetivo, a maioria dos professores (77,3%) realiza as avaliações visando identificar as condições de saúde e qualidades físicas dos alunos. Com base nos resultados encontrados, sugere-se a necessidade de construir estratégias voltadas para a formação continuada dos professores de EF acerca da temática, bem como uma maior atenção dos gestores, a fim de reduzir a deficiência da estrutura e de recursos físicos, para subsidiar esse trabalho avaliativo na escola. Por fim, sugere-se que tais alternativas possam minimizar as dificuldades encontradas nesse processo.
Abstract: Physical assessments (PA) are understood as methodologies to help the teacher to identify how his student is evolving in relation to the stimuli proposed during his classes. In this way, the student receives adequate information to help him/her regarding the maintenance and improvement of behaviors directly linked to a healthy lifestyle. In fact, the variables of Physical fitness and health can be understood through the evaluation of anthropometric, metabolic and neuromotor variables; thus, PA has been used to determine a true association between health and physical fitness. In this sense, the work aimed to investigate the PA used by physical education teachers (PE) from the public network of Uruguaiana/RS, as well as their objectives and possible difficulties for application in the school space. This cross-sectional, descriptive and exploratory study, with a qualitative and quantitative approach, included PE teachers, working in the Final Years of Elementary School, from municipal and state public schools, in the city of Uruguaiana-RS. The teachers answered a questionnaire, via googleforms, created by the researchers, consisting of 25 questions, 21 closed and 4 open. The instrument included questions related to the teachers' professional profile; factors that complicate teaching; importance of performing the PA; anthropometric assessments and physical tests used; difficulties in carrying out PA in the school environment; objectives and themes in which they relate the results. Quantitative data were analyzed using simple frequency and percentage and qualitative data were analyzed using Bardin's content analysis. Regarding the results, 26 PE teachers were included in the study, in which we showed that there was a slight predominance of males (53.8%), most of them have specialization (65.4%), in the area of school PE (27 .7%), with teaching time of up to 15 years (38.5%). Regarding physical tests, 22 mentioned that they perform aerobic and flexibility tests in some way. However, most of them (54.5%) only use BMI to assess students' body composition. Among the difficulties, the lack of appropriate material provided by the school (54.5%) and by the teacher himself (31.9%) prevailed. As for the objective, most teachers (77.3%) carry out assessments in order to identify the health conditions and physical qualities of the students. Based on the results found, suggested that a need to build strategies aimed at the continuing education of PE teachers on the subject, as well as greater attention from managers, in order to reduce the deficiency of the structure and physical resources, to subsidize this evaluative work at school. Finally, it is suggested that such alternatives can minimize the difficulties encountered in this process.
metadata.dc.subject: School
Physical assessments
Teaching
Health promotion
Physical education
Escola
Avaliações física
Ensino
Promoção de saúde
Educação física
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
Curso: Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
metadata.dc.identifier.citation: SCHLÜTER, Richard de Almeida. Análise das avaliações físicas realizadas por professores de educação física de Uruguaiana/rs: objetivos e barreiras para sua aplicação no contexto escolar . 74 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: química da vida e saúde) - Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8390
metadata.dc.date.issued: 2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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CLAUDIA DA CAMARA CANTO VASCONCELLOS ate JAN 2024.pdf1.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


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