???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7730
Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: Avaliação da falha em corpos de prova submetidos a compressão por meio do monitoramento de emissões acústicas
Autor(es): La Torre, Kevin Jhoneor Rebolledo
Primeiro Orientador: Kosteski, Luís Eduardo
Resumo: Estruturas submetidas a carregamento experimentam processos de danos nos materiais que as compõem durante todo o histórico de carga, mesmo sem observar fissuração externa. Processos de falha microscópicos ocorrem dentro do material da estrutura, esta geração e crescimento das microfissuras origina emissões acústicas (EAs). Mediante a utilização de sensores colados na superfície do material é possível captar estas EAs que viajam em forma de ondas elásticas. E assim processar os dados fornecidos pelas ondas para estudar e monitorar o comportamento interno do material. O presente trabalho visa analisar e caracterizar os processos de fissuração que acontecem em corpos de prova submetidos a compressão axial, estudando os parâmetros fornecidos pelas ondas elásticas produzidas pela energia de deformação liberada na origem e propagação de fissuras. Utilizando acelerômetros localizados na superfície dos corpos de prova foi efetuada a conversão de ondas elásticas em sinais elétricos, que são amplificados para o processo de análise. Estes sinais foram obtidos em testes de compressão realizados com três condições de contorno diferentes. Uma se trata de meio antifricção: placa escova, outra condição de contorno é a de referência: ensaio tradicional normatizado. Finalmente é estudada uma configuração de máxima fricção: chapas metálicas com espessura de 3 mm coladas nas faces de contato dos corpos de prova. Foi possível classificar as fissuras em tipo I (Fissura de tração) e tipo II (fissura de cisalhamento). Assim foi observado que a configuração de máxima fricção apresenta fissuras caraterísticas de cisalhamento (tipo II) nos extremos próximos aos pratos da máquina. No ensaio de referência a influência do atrito entre os pratos da máquina de ensaio e as faces de contato do espécime diminui consideravelmente. Finalmente usando o meio antifricção a fissuração antes e depois do carregamento máximo é de tração (tipo I) sendo o comportamento mais próximo do ensaio que estamos realizando. Como forma de prever a falha nos corpos de prova três abordagens são consideradas. (I) análise do valor b, (II) análise de correlações de longo alcance com os expoentes “α e h” e (III) análise de domínio do tempo natural (NT). Essas metodologias são aplicadas aos dados coletados dos acelerômetros colocados em 3 espécimes de cada condição de contorno. É importante levar em consideração estes resultados no âmbito acadêmico e na prática de engenharia por se tratar de um ensaio realizado para verificação da resistência a compressão do concreto utilizado em obra.
Abstract: Structures subjected to loading experience damage processes in the materials that compose them throughout the load history, even without external cracking. Microscopic failure processes occur within the structure material, this generation and growth of microcracks gives rise to acoustic emissions (EAs). By using sensors glued to the surface of the material, it is possible to capture these AEs that travel in the form of elastic waves. And so process the data provided by the waves to study and monitor the internal behavior of the material. The present work aims to analyze and characterize the cracking processes that occur in specimens subjected to axial compression, studying the parameters provided by the elastic waves produced by the deformation energy released at the origin and propagation of cracks. Using accelerometers located on the surface of the specimens, the conversion of elastic waves into electrical signals was performed, which are amplified for the analysis process. These signals were obtained in compression tests performed with three different boundary conditions. One is an anti-friction medium: brush plate, another boundary condition is the reference: traditional standardized test.Finally, a maximum friction configuration is studied: metallic sheets with a thickness of 3 mm glued to the contact faces of the specimens. It was possible to classify the cracks into type I (tensile cracking) and type II (shear cracking). Thus, it was observed that the maximum friction configuration presents characteristic shear cracks (type II) at the extremes close to the machine plates. In the reference test, the influence of friction between the plates of the test machine and the contact faces of the specimen decreases considerably. Finally, using the antifriction medium, the cracking before and after the maximum loading is tensile (type I) being the closest behavior to the test we are performing. As a way of predicting failure in specimens, three approaches are considered. (I) analysis of the value b, (II) analysis of long-range correlations with the exponents “α and h” and (III) analysis of the domain of natural time (NT). These methodologies are applied to data collected from accelerometers placed on 3 specimens of each boundary condition. It is important to take these results into account in the academic context and in engineering practice, as it is a test carried out to verify the compressive strength of the concrete used on site.
metadata.dc.subject: Engenharia
Emissão acústica
Ondas elásticas
Fissuras
Engineering
Acoustic emission
Elastic waves
Cracking
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
Curso: Mestrado Acadêmico em Engenharia
metadata.dc.identifier.citation: LA TORRE, Kevin Jhoneor Rebolledo. Avaliação da falha em corpos de prova submetidos a compressão por meio do monitoramento de emissões acústicas. Orientador: Luís Eduardo Kosteski. 2022. 99p. Dissertação (Mestrado em Engenharia) – Universidade Federal do Pampa, Campus Alegrete, Alegrete, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/7730
metadata.dc.date.issued: 27-Jul-2022
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado em Engenharia

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