???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/739
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Operação Condor: coordenação e cooperação no Cone Sul
Autor(es): Gariazzo, Natallia Carolina Blanco
Primeiro Orientador: Burgardt, Victor Hugo Veppo
Resumo: O estudo a seguir trata sobre o envolvimento das Forças Armadas na Operação Condor, durante os Regimes Militares na América Latina durante a Guerra Fria. A maneira como as Forças Armadas constituíram uma aliança de repressão ao comunismo dentro e fora dos seus territórios nacionais. O envolvimento dos Estados Unidos através da aplicação da Doutrina de Segurança Nacional na América Latina e o apoio tecnológico e tático das agências de inteligência estadunidenses para a efetividade da execução da Operação Condor durante os momentos mais sombrios das ditaduras latino-americanas. A explanação da conjuntura da Guerra Fria em âmbito internacional como um referencial histórico dando em plano fundo para os acontecimentos no terceiro mundo, onde ocasionou o posicionamento dos países do Cone Sul como defensores dos interesses estadunidenses, contra a expansão do movimento comunista dentro do território americano, agindo como atores eliminadores de possíveis focos esquerdistas dentro da região, através de uma alianças entre as agências de inteligência dos países membros do Cone Sul, para o monitoramento, prisão e eliminação dos alvos.
Abstract: Luego, el documento se refiere a la participación de las fuerzas armadas en la Operación Cóndor, durante los regímenes militares en América Latina durante la Guerra Fría. La forma en que las fuerzas armadas formó una alianza de la represión del comunismo dentro y fuera de sus territorios nacionales. La participación de los Estados Unidos mediante la aplicación de la Doctrina de Seguridad Nacional en América Latina y el soporte tecnológico y táctica de las agencias de inteligencia de Estados Unidos a la eficacia de la ejecución de la Operación Cóndor durante los momentos más oscuros de las dictaduras de América Latina. La explicación de la situación de la Guerra Fría internacionalmente como una referencia histórica que da lo plano de fondo de los acontecimientos en el Tercer Mundo, lo que llevó a la colocación de los países del Cono Sur como defensores de los intereses de Estados Unidos, contra la expansión del movimiento comunista dentro del territorio americano en calidad de agentes eliminadores de posibles focos de izquierda dentro de la región a través de una alianza entre las agencias de inteligencia de los países miembros del Cono Sur para monitorear, detención y eliminación de objetivos
Comunismo
Doctrina de Seguridad Nacional
metadata.dc.subject: Relações internacionais: Brasil
Cooperação internacional
Ditadura militar latino-americana
Doutrina de Segurança Nacional
Anticomunismo
Cone Sul
Dictadura militar
Represión en América del Sur
Cono Sur
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: GARIAZZO, Natallia Carolina Blanco. Operação Condor: coordenação e cooperação no Cone Sul. Santana do Livramento: Unipampa, 2016.
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://hdl.handle.net/riu/739
metadata.dc.date.issued: 2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Internacionais

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Gariazzo, Natallia Carolina Blanco. Operação Condor coordenação e cooperação no Cone Sul.pdf433.47 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons