???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/672
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Produção oral de inglês no ensino médio
Autor(es): Lopes, Daniela Oliveira
Primeiro Orientador: Assumpção, Simone Silva Pires de
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso tem como tema o ensino da produção oral em língua inglesa em uma escola pública. Nosso objetivo final foi melhorar a produção oral de alunos de uma turma de 3ª do ensino médio. O início da coleta de dados ocorreu em 2010, quando foram observadas seis horas-aula de inglês em duas turmas de 2º ano do ensino médio de uma escola estadual que tinham aulas baseadas no método Gramática-Tradução. Após esse período de observação, foi ministrada uma aula baseada na Abordagem Comunicativa e com foco na modalidade oral da língua inglesa em cada uma dessas turmas a fim de obter um diagnóstico a respeito da qualidade da produção oral desses alunos. No ano seguinte, quando os alunos cursavam o 3ª ano do ensino médio, foi aplicado em uma dessas turmas, um projeto de ensino composto de oito aulas com foco na produção oral da língua-alvo. O guia teórico utilizado para a elaboração desse projeto foi a Abordagem Comunicativa de ensino de língua estrangeira, com base em Brown (2001, 2004, 2007), Savignon (2002) e Widdowson (2005). Ao término das oito aulas, testou-se a produção oral dos alunos em ambas as turmas, aquela em que o projeto de ensino havia sido desenvolvido e aquela que havia permanecido com a professora regente. As observações nas duas turmas em 2010 haviam revelado que os alunos raramente tinham oportunidades de usar a língua-alvo em sua forma oral e que, quando isso ocorria, era resultado da tradução de frases ditas em português pela professora. Na aula diagnóstica, ainda em 2010, verificou-se que os alunos não conseguiam usar a língua-alvo oralmente de forma interativa ou espontânea. Após a aplicação do projeto de ensino, foi possível perceber uma melhora significativa na produção oral dos alunos que receberam as aulas baseadas na abordagem comunicativa e com foco na modalidade oral, enquanto a turma que permaneceu com a professora regente continuou apresentando as mesmas limitações.
Abstract: The theme of this work is the teaching of speaking in English at a public school. We aimed at improving the speaking ability of a group of 3rd year high school students. Data collection started in 2010, when six English classes were observed in two 2nd year high school groups at a public school. These classes were based on the Grammar Translation Method. After this period of observation, an English class based on the Communicative Approach and focused on the oral aspect of the language was taught in each of these groups in order to diagnose the quality of students’ speaking ability. In the following year, when they were in the 3rd year of high school, eight classes focused on speaking were taught to one of the groups. The theoretical guide used to elaborate this teaching project was the Communicative Approach, based on Brown (2001, 2004, 2007), Savignon (2002) and Widdowson (2005). After these classes, students’ speaking ability was tested in both groups, the one in which the teaching project had been developed and the one which had continued having classes with the regular teacher. The observations carried out in 2010 had revealed that students rarely had the opportunity to use the target language in its oral form and when it happened it resulted from the translation of sentences said in Portuguese by the teacher. In the diagnostic class taught in 2010, it was observed that students were not able to use the target language orally in an interactive or spontaneous way. After the teaching project, significant improvement was perceived in the speaking ability of those students who received the classes based on the Communicative Approach and focused on speaking, while the group that remained with their regular teacher still presented the same limitations.
metadata.dc.subject: Letras
Abordagem comunicativa
Produção oral
Letters
Communicative approach
Speaking
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Campus: Campus Bagé
Tipo de acesso: Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Licença: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/672
metadata.dc.date.issued: 5-Jul-2011
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_Daniela Oliveira Lopes.pdfTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Letras807.09 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.text3??? ???jsp.display-item.license??? Creative Commons