???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5979
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Souza, Tânia Regina de-
dc.creatorCarneiro, Marcella Nunes-
dc.date.accessioned2021-10-25T19:38:25Z-
dc.date.available2021-10-25-
dc.date.available2021-10-25T19:38:25Z-
dc.date.issued2021-10-01-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Marcella Nunes. Business Model Canvas: aplicação da ferramenta em uma indústria de cosméticos pet . 70 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5979-
dc.description.abstractThis Course Conclusion Work presents a proposal for entrepreneurship in the area of the pet cosmetic industry, having as its main objective the development of a business model from the Business Model Canvas tool with an emphasis on opening a cosmetics industry with products aimed at the pet public and to meet the household needs of households that welcome pets. Initially, a bibliographic review about entrepreneurship theories was developed, in addition to the current scenario of the cosmetic industry in Brazil and the importance of innovation for differentiation and growth in this market. Next, the entrepreneurial process and its respective stages were addressed, with a focus on building a business model through the Canvas method, deepening the content of the nine modeling blocks that contain the tool. In addition, the concept of market research was presented, with a focus on primary research and it was developed as a tool to help identify the real needs of potential customers and allowed adjustments to the business premises, complementing all the strategies that permeate the enterprise. The construction of the business model together with the application of the survey contributed positively to the identification of business opportunities, as well as the preferences of potential customers in the segment. With this, solid guidelines were provided for carrying out the other steps that contain the entrepreneurial process, such as the business plan.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelo de negóciospt_BR
dc.subjectBusiness model canvaspt_BR
dc.subjectIndústria cosméticapt_BR
dc.subjectProcesso empreendedorpt_BR
dc.subjectMercado petpt_BR
dc.subjectBusiness modelpt_BR
dc.subjectBusiness model canvaspt_BR
dc.subjectCosmetic industrypt_BR
dc.subjectPet marketpt_BR
dc.subjectEntrepreneurial processpt_BR
dc.titleBusiness Model Canvas: aplicação da ferramenta em uma indústria de cosméticos petpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Tânia Regina de-
dc.contributor.referee2Chaves, Júlia Kich-
dc.contributor.referee3Albano, Cláudio Sonaglio-
dc.contributor.referee4Arruda, Alexandre Denes-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma proposta de empreendedorismo na área da indústria cosmética pet, tendo como objetivo central o desenvolvimento de um modelo de negócios a partir da ferramenta Business Model Canvas com ênfase na abertura de uma indústria de cosméticos com produtos voltados para o público pet e para atender as necessidades domiciliares dos lares que acolhem os animais de estimação. Inicialmente, foi desenvolvida uma revisão bibliográfica acerca de teorias de empreendedorismo, além do cenário atual da indústria cosmética no Brasil e a importância da inovação para diferenciação e crescimento neste mercado. Na sequência, foi abordado o processo empreendedor com foco na construção de um modelo de negócios através do método Canvas, aprofundando o conteúdo dos nove blocos de modelagem que contém a ferramenta. Além disso, foi apresentado o conceito de pesquisa de mercado, com ênfase na pesquisa primária e a mesma foi desenvolvida como ferramenta de auxílio na identificação das reais necessidades dos potenciais clientes e possibilitou ajustes nas premissas do negócio complementando todas as estratégias que permeiam o empreendimento. Através da aplicação da pesquisa, foi possível identificar os produtos a serem fabricados pela indústria conforme as preferências dos potenciais clientes do segmento assim como obter informações sobre o papel dos pets na vida dos tutores com base na rotina dos mesmos, além de permitir conhecimento sobre marcas concorrentes. Com isso, foram proporcionadas diretrizes sólidas para a realização das demais etapas que contém o processo empreendedor, tais como, o modelo e o plano de negócios.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia Química

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC_II___Marcella_Nunes_Carneiro.pdf824.29 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???