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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Adaptação do Treinamento de Manejo Parental como possibilidade para auxiliar uma criança com Transtorno Desafiador de Oposição durante o ensino remoto
Autor(es): Petim, Isis Dienely Frochlich
Primeiro Orientador: Lindner, Luciana Martins Teixeira
1° Membro da banca: Lindner, Luciana Martins Teixeira
2° Membro da banca: Angelo, Claudia Laus
3° Membro da banca: Aseff, Dionara Teresinha Aragon
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa de cunho qualitativo, com metodologia do tipo estudo de caso, envolvendo a rotina de estudos de um menino com Transtorno Desafiador de Oposição - TDO durante o ensino remoto. Buscou-se reconhecer na mãe, enquanto auxiliar no processo de aprendizagem, o uso de técnicas adaptadas de uma modalidade de terapia cognitivo-comportamental, o Treinamento de Manejo Parental. Há estudos indicando que essas técnicas se mostram eficazes quando adotadas nas relações familiares e sociais das crianças com esse transtorno. A ideia é investigar a utilização de ações afetivo-psicológicas baseadas no Treinamento de Manejo Parental para o acompanhamento de uma criança com Transtorno Desafiador de Oposição durante a realização de atividades familiares e escolares no período de ensino remoto emergencial, que futuramente também possam auxiliar professores que atuam em sala de aula com jovens com TDO, buscando o engajamento desses estudantes, desta forma cria-se uma relação menos impositiva e um processo de ensino e aprendizagem mais proveitoso.
Abstract: This work presents a qualitative research, with a case study methodology, involving the study routine of a boy with Oppositional Defiant Disorder - DOT during remote education. We sought to recognize in the mother, as an aid in the learning process, the use of techniques adapted from a modality of cognitive-behavioral therapy, the Parental Management Training. There are studies indicating that these techniques are effective when adopted in the family and social relationships of children with this disorder. The idea is to investigate the use of affective-psychological actions based on Parental Management Training to accompany a child with Oppositional Defiant Disorder during the performance of family and school activities in the period of emergency remote education, which in the future may also assist teachers who they work in the classroom with young people with ODD, seeking the engagement of these students, thus creating a less imposing relationship and a more profitable teaching and learning process.
metadata.dc.subject: Transtorno Desafiador de Oposição
Aprendizagem
Ensino Remoto
Oppositional Defiant Disorder
Learning
Remote teaching
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: PETIM, Isis Dienely Frochlich . Adaptação do Treinamento de Manejo Parental como possibilidade para auxiliar uma criança com Transtorno Desafiador de Oposição durante o ensino remoto . 32 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5706
metadata.dc.date.issued: 14-May-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

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