???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5704
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Gerenciamento de estoques do varejo: um estudo matemático sobre estoques de segurança
Autor(es): Garcia, Suelem Jardim
Primeiro Orientador: Pereira, Elizangela Dias
1° Membro da banca: Pereira, Elizangela Dias
2° Membro da banca: Vaz, Francieli Aparecida
3° Membro da banca: Oliveira, Cristiano Peres
Resumo: A gestão de estoque é um elemento indispensável e fundamental na administração de empresas varejistas, devendo ser realizada com planejamento, utilização de dados e recursos matemáticos, pois conforme o consumo, haverá necessidade de adquirir novos produtos, sendo importante uma análise constante dos estoques para evitar rupturas de mercadorias, ou seja, ausência de produtos expostos ao consumidor. Veremos neste trabalho a descrição de conceitos de estoques, gestão de estoque, tipos de estoques, estoques de segurança, rupturas e formas de reabastecimento. Destaca-se que a matemática é de suma importância para o controle efetivo do estoque, pois é através da utilização de um modelo matemático que se pode calcular o estoque de segurança essencial para cada produto. Sendo assim, o objetivo da pesquisa foi desenvolver uma análise quantitativa da gestão de estoque do varejo de um supermercado X, visando diminuir os níveis de rupturas. Dessa forma, identificamos a variável estoque de segurança utilizando a matemática para calcular o estoque de segurança necessário, posteriormente foi aplicada a varável em uma categoria Y de produto, a fim de verificar os resultados. As metodologias aplicadas foram a pesquisa é de formato quantitativo do campo exploratória e pesquisa explicativa, pois foram comparados os níveis de rupturas do bimestre de dezembro de 2020 até janeiro de 2021, com o bimestre de fevereiro de 2021 até março de 2021. É possível concluir que o controle efetivo do estoque e a modelagem matemática do estoque de segurança realizou uma ação preventiva no combate às rupturas, evitando a falta de produtos e melhorando o abastecimento da empresa, bem como evitando prejuízos financeiros e de imagem junto ao consumidor.
Abstract: Gestión de inventários és un elemento indispensable y fundamental en la gestión de las empresas minoristas, y debe llevarse a cabo con planificación, usar dados e recursos matematicos, porque atraves del consumo habrá una necesidad de adquirir uso nuevos produtos, siendo muy importante uma análisis constante de stocks, quiere decir, la ausencia de productos expuestos al consumidor. En este trabajo la descripción de conceptos de stocks, gestión de stocks, tipos de stocks, stocks de seguridad, rupturas y formas de reposición. Destacar que las matemáticas son de suma importancia para el control afectivo de existencias, ya que mediante el uso de un modelo matemático se puede calcular el stock de seguridad esencial para cada producto. Así, el objetivo fue desarrollar un análisis cuantitativo de la gestión de inventários de un supermercado X, con el objetivo de reducir los níveles de rupturas. De esta manera, identificamos la variable stock de seguridad utilizando matemáticas para calcular el stock de seguridad necesário, posteriormente se aplicó la variable a una categoría de producto Y, con el fin de verificar los resultados. Las metodologías aplicadas, fueron de formato cuantitativo desde el campo exploratório y investigación explicativa, ya que se compararon los niveles de rupturas en el bimestre diciembre 2020 a enero 2021, con el bimestre febrero 2021 a marzo 2021. Se puede concluir que el control efectivo del stock y la modelización matemática del stock de seguridad llevaron a cabo una acción preventiva en la lucha contra las rupturas, evitando la falta de productos y mejorando la oferta de la empresa, así como evitando las finanzas y pérdidas de imagen con el consumidor.
metadata.dc.subject: Gestão de Estoque
Rupturas
Modelo Matemático
Estoque de Segurança
Gestión de inventarios
Descansos
Stock de seguridad
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: GARCIA, Suelem Jardim. Gerenciamento de estoques do varejo: um estudo matemático sobre estoques de segurança . 50 p. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Matemática) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5704
metadata.dc.date.issued: 27-Apr-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Matemática

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Suelem_Garcia_TCC_concluido2_1_32805.pdf4.03 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???