???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5618
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Circuito de baixo custo para aplicação em rede de antenas com chaveamento do diagrama de irradiação
Autor(es): Santos, Leonardo Carpes dos
Primeiro Orientador: Schlosser, Edson Rodrigo
Resumo: O desafio de gerenciamento do nível de água nas plantações de arroz nas regiões da campanha e fronteira oeste do Rio Grande do Sul recai sobre a engenharia, estimulando a pesquisa para obtenção e transmissão de dados à longas distâncias. A partir da necessidade de uma rede de antenas para cobrir uma determinada região, têm-se a possibilidade da realização do apontamento de feixe dinamicamente, que consiste em mudar eletronicamente as fases e as amplitudes dos elementos da rede. Diversos sistemas são propostos na literatura para obter tal característica, no entanto, apontamentos utilizando processadores digitais, deslocadores/amplificadores digitais, bem como elementos distribuídos, podem apresentar desvantagens em termos de complexidade, custo e dimensão. Neste trabalho, o projeto de um sistema alimentador composto de uma matriz Butler 4×4 controlada a partir de uma chave seletora é proposto. O circuito é projetado para operar na frequência de 900 MHz e consiste na utilização de elementos concentrados, de modo a compactar o circuito e garantir o baixo custo de implementação física. O estudo é realizado através da análise dos blocos constituintes de modo individual através da simulação eletromagnética no software Ansys HFSS. Posteriormente, os dispositivos são conectados para formarem uma matriz Butler. Adicionalmente, uma chave de RF com 4 portas é conectada na entrada para selecionar o conjunto de coeficientes de excitação desejados. Os valores obtidos para os 4 casos possíveis foram implementados no projeto de uma rede de antenas do tipo monopolo, onde o diagrama de irradiação da mesma foi comutado com sucesso de acordo com os resultados teóricos esperados obtendo ganho contínuo na faixa de 10 dBi no plano azimutal. A matriz de alimentação obteve dimensões finais de 0,11 λ0×0,12λ0.
Abstract: This work presents the characteristics and design aspects of linear antenna array with beam-switching at 900 MHz for agriculture application. The proposed feeding system is composed by a 4×4 Butler matrix and an RF switch, which is used to digitally controll the desired input of the Butler matrix, and, consequently, change the direction of irradiation pattern. Different devices that compose a Butler matrix are designed with lumped elements (capacitors and inductors) using the Ansys HFSS software. The design is applied in a monopole array to achieve the complete coverage on the azimuth plane. The advantages of the developed circuit are the low costs for implementation and the small physical dimensions of the printed circuit board.
metadata.dc.subject: Engenharia de telecomunicações
Teoria de redes de antenas
Telecomunication engeneering
Antenna array theory
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Alegrete
metadata.dc.identifier.citation: SANTOS, Leonardo Carpes dos. Circuito de baixo custo para aplicação em rede de antenas com chaveamento do diagrama de irradiação. Orientador: Edson Rodrigo Schlosser. 2021. 77p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Engenharia de telecomunicações) - Universidade Federal do Pampa, Curso de Engenharia de telecomunicações, Alegrete, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5618
metadata.dc.date.issued: 14-May-2021
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Telecomunicações

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Leonardo_dosSantos - 2021.pdf1.91 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???