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Tipo: Dissertação
metadata.dc.title: O ensino de energia articulado às questões ambientais: limites e possibilidades de uma intervenção pedagógica no Ensino Médio
Autor(es): Franco, Ronan Moura
Primeiro Orientador: Freitas, Diana Paula Salomão de
Coorientador: Lindemann, Renata Hernandez
1° Membro da banca: Freitas , Diana Paula Salomão de
2° Membro da banca: Lindemann, Renata Hernandez
3° Membro da banca: Luchese, Márcia Maria
4° Membro da banca: Galiazzi, Maria do Carmo
Resumo: O presente trabalho possui como objetivo investigar o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica, baseada na abordagem temática freireana, e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem da energia e suas transformações articuladas à questões ambientais do bioma Pampa na disciplina de Física em uma turma de primeiro ano do Ensino Médio. Como referencial teórico assumo os aspectos teóricos da aprendizagem baseado na teoria histórico cultural de Vygotsky, os fundamentos da Educação são alicerçados em princípios da pedagogia de Paulo Freire. O ensino de Ciências da Natureza se fundamenta em uma abordagem temática que considera o contexto do bioma Pampa, em que foi desenvolvida uma intervenção pedagógica a partir da temática “geração de Energia”. A educação ambiental se ancora em uma perspectiva crítico-transformadora e estética. Portfólios com escritas reflexivas produzidas pelos estudantes e narrativas construídas pelo professor-pesquisador compõem os instrumentos de produção das informações que foram analisadas através do método de Análise Narrativa e Análise Textual Discursiva, emergindo três categorias de análise: a) Interpretações possíveis e questionamentos pertinentes sobre a conceituação da energia e suas transformações; b) Aula experimental como contribuição para a aprendizagem da energia e suas transformações e c) Percepções ambientais relacionadas ao estudo da energia. Como argumento defendo o ensino de Física em uma abordagem temática freireana para superação da concepção conceitual de currículo, incentivando a inserção de aulas experimentais no processo de ensino aprendizagem e a articulação das questões ambientais presentes no bioma Pampa, a partir de argumentos da educação ambiental em uma perspectiva crítico transformadora. Como produção educacional do processo de ensino-aprendizagem, é socializada uma sequência de atividades sugestivas para o trabalho docente, que aborda o estudo da Energia relacionado ao bioma Pampa
Abstract: The present work aims to investigate the development of a pedagogical intervention, based on the Freirean thematic approach, and its contributions to the energy teaching-learning process and its articulated transformations to the environmental issues of the Pampa biome in the Physics discipline in a class. first year of high school. As a theoretical framework I assume the theoretical aspects of learning based on Vygotsky's historical cultural theory, the foundations of Education are founded on the principles of Paulo Freire's pedagogy. The teaching of Natural Sciences is based on a thematic approach that considers the context of the Pampa biome, in which a pedagogical intervention was developed based on the theme “Energy generation”. Environmental education is anchored in a critical-transformative and aesthetic perspective. Reflective writing portfolios produced by students and narratives constructed by the researcher-teacher compose the instruments of information production that were analyzed through the Narrative Analysis and Discursive Textual Analysis method, emerging three categories of analysis: a) Possible interpretations and pertinent questions about the conceptualization of energy and its transformations; b) Experimental class as a contribution to the learning of Energy and its transformations; and c) Environmental perceptions related to the study of energy. As an argument I defend the teaching of physics in a Freire's thematic approach to overcome the conceptual conception of curriculum, encouraging the insertion of experimental classes in the teaching-learning process and the articulation of environmental issues present in the Pampa biome, based on environmental education arguments. from a critical-transformative perspective. As an educational production of the teaching-learning process, a sequence of activities suggestive to the teaching work, which addresses the study of Energy related to the Pampa biome, is socialized.
metadata.dc.subject: Geração de energia
Bioma Pampa
Ensino de ciências
Abordagem temática
Ensino Médio
Energy generation
Pampa biome
Science teaching
Thematic approach
High school
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
Curso: Mestrado Profissional em Ensino de Ciências
metadata.dc.identifier.citation: FRANCO, Ronan Moura. O ensino de energia articulado às questões ambientais: limites e possibilidades de uma intervenção pedagógica no Ensino Médio. 169f.: il. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional no Ensino de Ciências ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5595
metadata.dc.date.issued: 30-Aug-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

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