???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5312
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.creatorMello, Maria Aparecida Maia de-
dc.date.accessioned2021-01-21T18:43:17Z-
dc.date.available2021-01-21-
dc.date.available2021-01-21T18:43:17Z-
dc.date.issued2020-09-04-
dc.identifier.citationMELLO, Maria Aparecida Maia de. Desvendando o trânsito : uma sequência didática inspirada na metodologia de episódios de modelagem para o ensino de cinemática no ensino fundamental. 101f.: il. 2020. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5312-
dc.description.abstractPhysics teaching at school still presents a distant approach to the students' reality. Nowadays establishing a connection between theory and reality in the science curriculum component in the 9th grade is a challenge for teachers, mainly due to the small number of educational productions aimed at the introduction to Physics in the Final Years of Elementary School. Thus, this dissertation aims to approach Physics applied to traffic as a didactic proposal, starting from the students' social context, to investigate the possibility of creating better conditions for meaningful learning, in the sense of Ausubel, in relation to the concepts of referential, movement, rest, time, position, displacement, speed and acceleration. For this, we carried out a pedagogical intervention, in the sense of Damiani, consisting of a didactic sequence entitled “Unveiling the traffic”. For the construction of such a sequence, the model proposed by Zabala and Heidemann's modeling episodes methodology were taken into account. The sequence was divided into seven didactic modules and an evaluation seminar distributed in the stages of initial discussion, investigation and final discussion. Finally, we evaluated the potential of the didactic sequence in the teaching of physics applied to traffic to promote the students' meaningful learning. According to the results found, we can consider that the didactic sequence reached the objectives foreseen in the didactic modules and showed signs of occurrence of significant learning. As an educational production generated from this research, the didactic sequence was constructed in order to serve as a didactic tool for teachers of basic education. In discussing the results, the students demonstrated that the students were able to look critically at the socioenvironmental aspects that are intrinsically interconnected with the possible causes of accidents on the highway. Furthermore, we realized that the class managed to analyze that a small difference above the permitted speed is already enough to cause serious accidents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectModelagem científicapt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectScientific modelingpt_BR
dc.subjectPhysics teachingpt_BR
dc.subjectMeaningful learningpt_BR
dc.titleDesvendando o trânsito : uma sequência didática inspirada na metodologia de episódios de modelagem para o ensino de cinemática no ensino fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Dorneles, Pedro Fernando Teixeira-
dc.contributor.referee2Freitas, Diana Paula Salomão de-
dc.contributor.referee3Machado, Mairon Melo-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.description.resumoO ensino da Física no Ensino Fundamental ainda apresenta uma abordagem distante da realidade dos alunos. Nos dias de hoje estabelecer uma conexão entre teoria e realidade no componente curricular de ciências no 9º ano é um desafio para os professores, principalmente pelo pequeno número de produções educacionais voltadas para a introdução à Física nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Desta forma, a presente dissertação tem por objetivo abordar a Física aplicada ao trânsito como uma proposta didática, partindo do contexto social dos alunos, para investigar a possibilidade de criar melhores condições para uma aprendizagem significativa, na acepção de Ausubel, em relação aos conceitos de referencial, movimento, repouso, tempo, posição, deslocamento, velocidade e aceleração. Para isso, realizamos uma intervenção pedagógica, na acepção de Damiani, constituída de uma sequência didática intitulada “Desvendando o trânsito”. Para a construção de tal sequência foram levados em conta o modelo proposto por Zabala e a metodologia de episódios de modelagem de Heidemann. A sequência foi dividida em sete módulos didáticos e um seminário de avaliação distribuídos nas etapas de discussão inicial, investigação e discussão final. Por fim, avaliamos a potencialidade da sequência didática no ensino da física aplicada ao trânsito para a promoção da aprendizagem significativa dos alunos. De acordo com os resultados encontrados podemos considerar que a sequência didática atingiu os objetivos previstos nos módulos didáticos e apresentou indícios de ocorrência de aprendizagem significativa. Como produção educacional gerada a partir desta pesquisa foi construída a sequência didática com o intuito de servir como uma ferramenta didática para professores da educação básica. Na discussão dos resultados, os alunos demonstraram que os alunos conseguiram olhar com criticidade sobre os aspectos socioambientais que estão intrinsecamente interligados com as possíveis causas dos acidentes na rodovia, além disso percebemos que a turma conseguiu analisar que uma pequena diferença acima da velocidade permitida já é suficiente para provocar graves acidentes.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DIS Maria Aparecida Mello 2019.pdf2.43 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???
Produção Educacional Maria Aparecida Maia de Melo.pps1.51 MBUnknown???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???