???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5240
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Reflexões sobre a inserção dos acadêmicos de Educação Física no Estágio Supervisionado I: relatos de experiências
metadata.dc.title.alternative: Physical education at school: meanings and possibilities of (re)meaning
Autor(es): Rossi, Alexandre Requelme
Domingues, Rosane dos Santos
Primeiro Orientador: Graup, Susane
Resumo: O Estágio Supervisionado é um componente curricular que visa proporcionar aos alunos a oportunidade de aplicar e vivenciar na prática seus conhecimentos acadêmicos, possibilitando por meio deste, o desenvolvimento de suas habilidades didáticas. Este componente é um pré-requisito para o processo de formação do discente, consistindo numa experiência ímpar por nortear a prática profissional por meio de uma vivência que coloca o acadêmico frente à realidade escolar. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo relatar a inserção do acadêmico de Educação Física no Estágio Supervisionado I, refletindo sobre a importância das atividades na Educação Infantil, bem como sobre as dificuldades no processo pedagógico. Este projeto caracteriza-se como um relato de experiências, o qual explora as vivências no Estágio Supervisionado I, período 2016/1. Visa apresentar de forma descritiva e qualitativa como ocorreu o processo de inserção no Estágio Supervisionado I do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Pampa, a partir da percepção dos acadêmicos. Os projetos de ensino eram compostos de 20 horas práticas, contendo atividades de estimulação e desenvolvimento motor, embasados na abordagem psicomotora, considerando aprendizagem por meio do movimento, tendo como estratégia metodológica a estimulação das capacidades perceptivo motoras, com ênfase na vivência de tarefas motoras. Como resultado, espera-se elucidar fatos pertinentes à inserção, concepção dos espaços, por meio das percepções dos acadêmicos em relação ao processo pedagógico.
Abstract: The Supervised Internship is a curricular component that aims to provide students with the opportunity to apply and live their academic knowledge in practice, making possible the development of their didactic skills. This component is a prerequisite for the student's training process, consisting of an unparalleled experience for guiding the professional practice through an experience that places the academic face of school reality. Therefore, the present study aims to report the insertion of the Physical Education student in Supervised Internship I, reflecting on the importance of activities in Early Childhood Education, as well as on the difficulties in the pedagogical process. This project is characterized as an account of experiences, which explores the experiences in Supervised Internship I, period 2016/1. It aims to present in a descriptive and qualitative way how the process of insertion in the Supervised Internship I of the Degree in Physical Education of the Federal University of Pampa occurred, based on the perception of the academics. The teaching projects were composed of 20 practical hours, containing activities of stimulation and motor development, based on the psychomotor approach, considering learning through movement, having as methodological strategy the stimulation of the perceptive motor abilities, with emphasis on the experience of motor tasks. As a result, it is expected to elucidate facts pertinent to the insertion, conception of spaces, through the perceptions of the academics in relation to the pedagogical process.
metadata.dc.subject: Educação física
Estágio supervisionado
Educação infantil
Physical education
Supervised internship
Child education
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Uruguaiana
metadata.dc.identifier.citation: ROSSI, Alexandre Requelme; DOMINGUES, Rosane dos Santos. Reflexões sobre a inserção dos acadêmicos de Educação Física no Estágio Supervisionado I: relatos de experiências. 29p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5240
metadata.dc.date.issued: 2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Educação Física

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ROSANE DOS SANTOS e ALEXANDRE ROSSI.pdf485.53 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???