???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/5080
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Quines, Caroline Brandão-
dc.creatorMoreira, Jaqueline da Silva-
dc.date.accessioned2020-06-19T03:07:46Z-
dc.date.available2019-
dc.date.available2020-06-19T03:07:46Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMOREIRA, Jaqueline da Silva. A contribuição da neurociência na formação inicial e continuada do professor: uma revisão na literatura. 24p. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Neurociência aplicada à Educação) – Universidade Federal do Pampa, Uruguaiana, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/5080-
dc.description.abstractThe relevance of neuroscientific knowledge associated with education should be part of teacher education, as these will contribute to the planning of more elaborate teaching methodologies that will enhance students' performance and learning. Therefore, this study aimed to analyze the production of existing scientific review articles regarding neuroscience in initial and continuing teacher education, with the exception of scientific experimentation and intervention articles. A literature review was performed in articles published from 2010 to 2019 in the Google Academic and Scielo digital libraries, using as search terms: “Neuroscience and Teacher Training”; “Neuroscience and Neuroeducation”; Neuroscience and Education ”. The results found after searching and synthesizing the selected articles showed that educational neuroscience in teacher education has been gaining prominence, being the target of interest by educators and other professionals related to education, because education neuroscience has relevance to pedagogical practice. However, we still do not see it as a component in the curriculum matrix of the vast majority of undergraduate undergraduate courses as we found through the articles analyzed here. Thus, this work aims to show to the education professionals and to whom to interest the contribution of neuroscience to the teacher formation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectNeuroeducaçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectNeuroeducationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectEducação e neurociênciapt_BR
dc.subjectEducation and neurosciencept_BR
dc.titleA contribuição da neurociência na formação inicial e continuada do professor: uma revisão na literaturapt_BR
dc.title.alternativeThe contribution of neuroscience in the initial and continuing education of teachers: a review of the literaturept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7387078165930666pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Neurociência Aplicada à Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.description.resumoA relevância dos conhecimentos neurocientíficos associados com a Educação deveria fazer parte da formação do professor, pois esses contribuirão para o planejamento de metodologias de ensino mais elaboradas que potencializarão o desempenho e aprendizagem dos alunos. Assim sendo, este estudo teve o objetivo de analisar a produção de artigos científicos de revisão existentes com relação à neurociência na formação inicial e continuada do professor, com exceção dos artigos de experimentação e intervenção científicas. Realizou-se uma revisão na literatura em artigos publicados entre o período de 2010 a 2019 nas bibliotecas digitais Google Acadêmico e Scielo, utilizando como termos de busca: “Neurociência e Formação de Professores”; “Neurociência e Neuroeducação”; Neurociência e Educação”. Os resultados encontrados após as buscas e sintetização dos artigos selecionados demonstraram que a neurociência educacional na formação do professor vem ganhando destaque, sendo alvo de interesse por parte de educadores e demais profissionais relacionados à Educação, isso porque a neurociência voltada à educação tem relevância para a prática pedagógica. Porém, ainda não vemos a mesma como componente na matriz curricular da grande maioria dos cursos de graduação em licenciatura como constatamos através dos artigos que aqui foram analisados. Deste modo, esse trabalho visa mostrar aos profissionais da educação e a quem interessar a contribuição da neurociência para a formação do professor.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Uruguaianapt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Neurociência Aplicada à Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
JAQUELINE MOREIRA.pdf1.12 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???