???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4782
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Comunicação interna como fonte de estratégia organizacional: um estudo em uma pequena empresa santanense
metadata.dc.title.alternative: Comunicación Interna como Fuente de Estrategia Organizacional: Un estudio en una pequeña empresa Santanense
Autor(es): Quevedo, Carla Mariana Villanueva
Primeiro Orientador: Cassanego Jr., Paulo Vanderlei
1° Membro da banca: Silva, Mygre Lopes da
2° Membro da banca: Cappellari, Gabriela
Resumo: O processo de Comunicação Interna é de suma importância no sucesso da empresa, pois permite gerar motivação, orgulho, comprometimento e fidelidade dos colaboradores, a partir da edificação de uma comunicação fluida e íntegra por meio da organização, atingindo assim os objetivos da empresa. Nesse contexto, tem-se como objetivo geral analisar a comunicação interna de uma pequena empresa do ramo de despachos aduaneiros/ logística rodoviária em Sant’Ana do Livramento/RS. Adotou-se como método mais apropriado a pesquisa-ação, com uma abordagem qualitativa, quanto aos objetivos, esta pesquisa caracteriza-se por ser um tipo de pesquisa descritiva, para análise dos dados utilizouse a análise de conteúdo e triangulação dos dados. Como resultados tem-se a caracterização do objeto de pesquisa e apresentação do organograma da empresa, bem como a categorização das análises em 04 categorias, sendo elas: perfil dos respondentes, formas de comunicação utilizadas pela organização atualmente, dificuldades de comunicação encontradas na organização e sugestões e melhorias na comunicação interna da organização, nas quais pode-se perceber as limitações no processo de comunicação da organização da empresa.
Abstract: El proceso de Comunicación Interna es de suma importancia para el éxito de la empresa, ya que permite que se genere la motivación, el orgullo, el compromiso y la lealtad de los empleados mediante la construcción de una comunicación fluida y completa a través de la organización, logrando así los objetivos de la empresa. En este contexto, el objetivo general es analizar la comunicación interna de una pequeña empresa en el área de despacho de aduanas / logística vial en Sant'Ana do Livramento / RS. El método más apropiado fue la investigación de acción, con un enfoque cualitativo, y el tipo de investigación descriptiva, para el análisis de datos se utilizó el análisis de contenido. Como resultado, tenemos la caracterización del objeto de investigación y la presentación del organigrama de la empresa, así como la categorización del análisis en cuatro categorías, a saber: perfil de los encuestados, formas de comunicación utilizadas por la organización hoy en día, dificultades de comunicación encontradas en la organización y sugerencias y mejoras en la comunicación interna de la organización, en las cuales se pueden notar las limitaciones en el proceso de comunicación de la organización de la empresa.
metadata.dc.subject: Comunicação Interna
Estratégia
Pequena Empresa
Internal communication
Strategy
Small business
Comunicación interna
Estrategia
Pequeña empresa
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: QUEVEDO, Carla Mariana Villanueva. Comunicação interna como fonte de estratégia organizacional: um estudo em uma pequena empresa santanense. 21p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4782
metadata.dc.date.issued: 4-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC. FINAL.pdfTCC Carla Mariana Villanueva Quevedo - 2019322.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???