???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4769
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal
metadata.dc.title.alternative: The role of the manager teacher and managerial competences in federal university management
El rol del docente gestor y las competencias gerenciales en la gestión de la universidad federal
Autor(es): Silva, Katia Cilene Florindo da
Primeiro Orientador: Mirailh, Rafael Fagundes
1° Membro da banca: Medeiros, Igor Baptista de Oliveira
2° Membro da banca: Corso, Kathiane Benedetti
Resumo: A gestão universitária é administrada por professores efetivos da instituição. Dessa forma, o professor que além de docente, pesquisador e extensionista, também assume o papel de gestor, unindo as atividades administrativas próprias da gestão, com as atividades que ele já desempenha nos demais papéis, é denominado professor gestor. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as competências gerenciais associadas ao papel do professor gestor na UNIPAMPA campus Santana do Livramento/RS. Trata-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e de natureza descritiva e exploratória. Para atingir o objetivo proposto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores que desempenham ou desempenharam o papel de professor gestor nos últimos cinco anos na instituição. As entrevistas foram gravadas e analisadas por meio da análise interpretativa. Os dados analisados mostraram que o papel do professor gestor na instituição, está diretamente relacionado ao desenvolvimento dos cursos e do campus, ao gerenciamento de processos, ao planejamento estratégico, a capacidade de lidar com pessoas, a capacidade de mediar conflitos e conciliar interesses e a realização de atividades administrativas e burocráticas. Os dados também mostraram que os professores gestores desenvolveram boa parte das competências gerenciais necessárias para quem assume um cargo de gestão, mas ainda necessitam desenvolver outras e que esse processo de desenvolvimento ocorre por meio da capacitação contínua e da gestão na prática. A pesquisa também revelou que eles enfrentam dificuldades e desafios no dia a dia da gestão e mostrou a importância de políticas organizacionais que contribuam com o seu desempenho no papel.
Abstract: University management is administered by effective teachers of the institution. Thus, the teacher who, in addition to teaching, researcher and extensionist, also assumes the role of manager, uniting the administrative activities proper to management, with the activities he already plays in the other roles, is called manager teacher. The present research aimed to analyze the management competencies associated with the role of the managing teacher at UNIPAMPA campus Santana do Livramento/RS. This is a case study, qualitative approach and descriptive and exploratory nature. To achieve the proposed objective, semi-structured interviews were conducted with teachers who play or played the role of manager teacher in the last five years at the institution. The interviews were recorded and analyzed through interpretative analysis. The analyzed data showed that the role of the manager teacher in the institution is directly related to the development of courses and campus, process management, strategic planning, the ability to deal with people, the ability to mediate conflicts and reconcile interests and carry out administrative and bureaucratic activities. The data also showed that the managers teachers have developed much of the management skills necessary for those who assume a management position, but still need to develop others and that this development process occurs through continuous training and management in practice. The research also revealed that they face difficulties and challenges in the day-to-day management and showed the importance of organizational policies that contribute to their role performance.
metadata.dc.subject: Professor gestor
Competências gerenciais
Gestão universitária
Manager teacher
Managerial competences
University management
Docente Gestor
Habilidades gerenciales
Gestión universitaria
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: SILVA, Katia Cilene Florindo da. O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal. 31p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4769
metadata.dc.date.issued: 27-Dec-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Administração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC-O papel do professor gestor e as competências gerenciais na gestão universitária federal..pdfTCC Katia Cilene Florindo da Silva - 2019416.99 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???