???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4738
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Estudo de viabilidade técnica do uso de sensor por transmitância de raios-x, aplicado a separação de geodos de ágata
Autor(es): Ferreira, Harley Davidson da Silva
Primeiro Orientador: Gonçalves, Ítalo Gomes
Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores de geodos de ágata do planeta, o município do Salto do Jacuí, localizado no estado do Rio Grande do Sul, é o maior produtor do país. A região é conhecida também por ser a única ocorrência conhecida de ágatas do tipo Úmbu, um tipo de ágata que possui coloração em tons de azul. A extração dos geodos é feita em garimpos e são empregadas técnicas consideradas rudimentares no processo de seleção dos geodos. Este trabalho teve por objetivo a avaliação da viabilidade técnica do processo de separação de geodos empregando a técnica de separação baseada em sensores a raios-x com o uso do equipamento COMEX Lab-Sorter MSX-400-VL-XR-3D. A analise do comportamento do material mostrou que não é possível se obter uma curva de calibração que satisfaça os critérios para uma seleção automática do material entre geodos maciços e vazios devido a falta de contraste na densidade, porém as imagens geradas possibilitaram a identificação clara dos geodos ôcos, os quais apresentam maior valor de mercado.
Abstract: Brazil is one of the biggest agate producers in the planet. Salto do Jacuí town, located in the Rio Grande do Sul state, is the biggest producer in the country. The region is also known for housing the single occurrence of the Umbu agate in the planet, a variety with a blue hue. Geode extraction is done manually with rudimentary techniques. This work aims to assess the viability of automatic geode sorting with X-ray sensors, using the COMEX Lab-Sorter MSX-400-VL-XR-3D equipment. The analisys reveals that automatic sorting is not possible with this specific equipment due to the lack of density constrast between the samples, but the raw data allows a clear identification of the hollow geodes, with greater market value.
metadata.dc.subject: Geodos de ágata
Separação baseada em sensores
Sensor por transmitância de raios-x
Agate geodes
Sensor-based sorting
X-ray
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Caçapava do Sul
metadata.dc.identifier.citation: FERREIRA, Harley Davidson da Silva. Estudo de viabilidade técnica do uso de sensor por transmitância de raios-x, aplicado a separação de geodos de ágata. 2018. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Tecnologia em Mineração, Universidade Federal do Pampa, Caçapava do Sul, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4738
metadata.dc.date.issued: 2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Mineração

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Harley Davidson da Silva Ferreira - 2018.pdf1.96 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???