???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4722
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Levantamento da flora em uma área de campos rupestres em Santa Margarida do Sul-RS
Autor(es): Lemos, Gabriel Martini
Primeiro Orientador: Schneider, Angelo Alberto
1° Membro da banca: Silva Filho, Pedro Joel Silva da
2° Membro da banca: Silva, Juliana Ferreira da
Resumo: O Bioma Pampa possui diversas paisagens campestres, compostas por diferentes fisionomias com predominância do estrato herbáceo, mas também de arbustos e florestas de galeria ao longo dos cursos d’agua, encostas e alguns capões de mato dispersos. Estes campos se distribuem desde a metade sul do Rio Grande do Sul até a Argentina e Uruguai, e possuem alta diversidade de espécies animais e vegetais, com muitas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção, e os estudos conhecidos publicados estão concentrados em algumas poucas regiões. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento florístico qualitativo acerca da diversidade de espécies da flora rupestre na localidade da Serrinha, município de Santa Margarida do Sul (RS). O método utilizado para o levantamento da flora foi o método de caminhamento e as espécies identificadas foram listadas e confrontadas com a lista da flora ameaçada do RS. Foram registradas 114 espécies, 41 famílias e 54 gêneros, com predominância herbáceas e nativas, com algumas poucas espécies exóticas, sendo apenas uma considerada invasora, o capim-annoni. Do total de espécies registradas, 12 encontram-se ameaçadas de extinção, segundo a lista do RS. Este estudo revelou a importância desta região e a ameaça que vem sofrendo através da invasão de espécies exóticas, sendo esta área estudada uma amostra da região da Serrinha, sobretudo da Serra do Sudeste, e a necessidade de uma exploração dos recursos naturais de forma mais sustentável, visando a conservação ambiental e preservação dos recursos naturais, mantendo assim, os serviços ecossistêmicos prestados pela biodiversidade.
Abstract: El Bioma Pampa posee diversos paisajes campestres, compuestas por diferentes fisonomías con predominancia del estrato herbáceo, pero también de arbustos y bosques de galería a lo largo de los cursos de agua, laderas y algunos capones de mata dispersos. Estos campos se distribuyen desde la mitad sur de Rio Grande do Sul hasta Argentina y Uruguay, y poseen alta diversidad de especies animales y vegetales, con muchas especies endémicas y amenazadas de extinción, y los estudios conocidos publicados se concentran en algunas pocas regiones. Este trabajo tuvo como objetivo realizar un levantamiento florístico cualitativo acerca de la diversidad de especies de la flora rupestre en la localidad de Serrinha, el municipio de Santa Margarida del Sur (RS). El método utilizado para el levantamiento de la flora fue el método de caminamiento y las especies identificadas fueron listadas y confrontadas con la lista de la flora amenazada del RS. Se registraron 114 especies, 41 familias y 54 géneros, con predominancia herbáceas y nativas, con algunas pocas especies exóticas, siendo apenas una considerada invasora, el capim-annoni. Del total de especies registradas, 12 se encuentran amenazadas de extinción, según la lista de RS. Este estudio reveló la importancia de esta región y la amenaza que viene sufriendo a través de la invasión de especies exóticas, siendo esta área estudiada una muestra de la región de la Serrinha, sobre todo de la Sierra del Sudeste, y la necesidad de una explotación de los recursos naturales de forma más sostenible, con vistas a la conservación ambiental y preservación de los recursos naturales, manteniendo así los servicios ecosistémicos prestados por la biodiversidad.
metadata.dc.subject: Bioma Pampa
Campos
Rupestres
Serra do Sudeste
Florística
Sierra del Sudeste
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Gabriel
metadata.dc.identifier.citation: LEMOS, Gabriel Martini. Levantamento da flora em uma área de campos rupestres em Santa Margarida do Sul-RS. 2019. 33 f. Trabalho de conclusão de Curso (Curso Ciências Biológicas Bacharelado). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4722
metadata.dc.date.issued: 12-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Biológicas - Bacharelado

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Levantamento da flora em uma área de campos rupestres em Santa Margarida do Sul-RS.pdf1.5 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???