???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4642
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Hammes, Lucio Jorge-
dc.creatorRodrigues, Ariane Barrios-
dc.date.accessioned2019-11-14T13:50:38Z-
dc.date.available2019-08-23-
dc.date.available2019-11-14T13:50:38Z-
dc.date.issued2019-08-23-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Ariane Barrios. Educação para paz na escola: investigando possibilidades na educação infantil. 84 p. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4642-
dc.description.abstractEste Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación e intervención pedagógica realizada con estudiantes de una guardería, en la Escuela Municipal de Educación Infantil Donatos ubicada en el municipio de Santa Vitória do Palmar, cuyo objetivo general era implementar las rutinas de la guardería juntos. acciones de paz, para la formación de ciudadanos que, basados en una cultura de diálogo, respeto y paz, vivan en armonía en el entorno escolar. A través de intervenciones desarrolladas en el aula, destacamos situaciones en las que se valora la buena moral, la amistad, el diálogo, el afecto, el intercambio de alimentos y la ayuda a los demás. La metodología destaca acciones cooperativas en el aula, que estimulan un ambiente agradable para construir vínculos afectivos, mediación de conflictos, estrategias de acción para la paz y la no violencia en el contexto escolar. Trabajamos con los círculos de conversación con la construcción colectiva de las acciones que se trabajaron durante todo el proyecto de intervención. A partir de los datos recopilados, fue posible identificar que las acciones realizadas requerían flexibilidad en la rutina del aula, la comprensión de la situación y el diálogo, encontrando resultados significativos de los supuestos de una educación para la paz. Presentamos una visión de la realidad, desde la mirada del investigador, nuevas formas, nuevas posibilidades. Después de esta etapa, los estudiantes mostraron un gran ingenio para resolver situaciones simples de conflictos en el grupo, acciones que los molestaron y fueron superados por cada uno de ellos. En relación con este cambio, entendemos que la intervención tuvo un impacto en la reducción del conflicto de clase y contribuyó a la unión de la clase en torno a un objetivo de reflexionar sobre el papel en el grupo y cómo cada uno influía en las relaciones que suceden en cada clase.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectEducação para Pazpt_BR
dc.subjectCultura da Pazpt_BR
dc.subjectInfânciapt_BR
dc.subjectEducación infantilpt_BR
dc.subjectEducación para la pazpt_BR
dc.subjectCultura de pazpt_BR
dc.subjectInfanciapt_BR
dc.titleEducação para paz na escola: investigando possibilidades na educação infantilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Hammes, Lucio Jorge-
dc.contributor.referee2Zitkoski, Jaime José-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoEste Relatório Crítico-reflexivo é resultado de uma pesquisa e intervenção pedagógica realizada com alunos de uma turma de maternal, na Escola Municipal de Educação Infantil Donatos localizada no município de Santa Vitória do Palmar, que teve como objetivo geral implementar junto as rotinas do maternal, ações de paz, para a formação de cidadãos que a partir de uma cultura de diálogo, de respeito e de paz, convivam em harmonia no espaço escolar. Por meio de intervenções desenvolvidas na sala de aula salientamos situações onde são prezados os bons costumes, a amizade, o diálogo, o carinho, a partilha de alimentos, a ajuda ao próximo. A metodologia evidencia ações cooperativas na sala de aula, que estimulam um ambiente prazeroso para construir laços afetivos, mediação dos conflitos, estratégias de ação para paz e a não violência no contexto escolar. Trabalhamos com as roda de conversa com a construção coletiva das ações que foram trabalhadas durante todo o projeto de intervenção. A partir dos dados coletados foi possível identificar que as ações realizadas exigiram flexibilidade na rotina da sala de aula, a compreensão da situação e o diálogo, encontrando significativos resultados a partir dos pressupostos de uma educação para a paz. Apresentamos uma visão da realidade, a partir do olhar do pesquisador, novos caminhos, novas possibilidades. Após essa etapa, os alunos apresentaram significativa desenvoltura para resolver situações simples de conflitos no grupo, ações que os incomodavam e que foram sendo superadas por cada um deles. Em relação a essa mudança, compreendemos que a intervenção teve impactos na diminuição do conflito na turma, e contribuiu na união da turma em torno de um objetivo de fazer refletir sobre o papel no grupo e como cada um, foi influenciando nas relações que acontecem em sala de aula.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ArianeBarriosRodrigues2019.pdfAriane Barrios Rodrigues 20191.46 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???