???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4514
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Sistemas de produção dos assentamentos do MST em São Borja – RS
Autor(es): Martini, Andressa
Primeiro Orientador: Gamalho, Nola Patrícia
1° Membro da banca: Guindani, Evandro Ricardo
2° Membro da banca: Nogueira, Carmen Regina Dorneles
Resumo: O presente trabalho de conclusão do curso de Ciências Humanas- Licenciatura consiste no estudo sobre os assentamentos localizados no município de São Borja. O objetivo da pesquisa se deu em compreender a constituição da estrutura fundiária brasileira, identificando e contextualizando historicamente os assentamentos em São Borja - RS e as relações de produção e comercialização dos produtos. A metodologia empregada foi a coleta de dados através de questionário semiestruturado aplicado por amostra aos moradores dos assentamentos além de análise e revisão bibliográfica dos principais conceitos, pautando-se em obras, livros e legislações. Os dados colhidos tanto na pesquisa a campo e na análise de literatura buscaram abordar os assentamentos: Cristo Redentor, Cambuxim, São Marcos e Fazenda Caçacan, e descrever o processo histórico do sistema fundiário brasileiro juntamente com as relações produtivas e econômicas que os assentamentos proporcionaram no município onde estão inseridos. Os resultados da pesquisa culminaram na produção do presente Trabalho de Conclusão de Curso, partindo da descrição detalhada dos produtos produzidos dentro dos assentamentos, e na comercialização dos itens. Como resultados da pesquisa destaca-se a produtividade dos assentamentos e a sua relação direta com a economia do município, tornando-se parceiros produtivos e ativos na agricultura familiar. Outro fator em destaque na pesquisa foi a percepção das políticas públicas no cenário dos assentamentos. Identificou-se que para o processo e implementação bem como de produção, comercialização e permanência nos assentamentos se faz necessário o emprego de políticas públicas eficazes que auxiliem no processo de produção renda, segurança e acesso às necessidades básicas de sobrevivência humana.
Abstract: El presente trabajo de conclusión del curso de Ciencias Humanas - Licenciatura consiste en el estudio de los asentamientos ubicados en el municipio de São Borja. El objetivo de la investigación fue comprender la constitución de la estructura de la tierra brasileña, identificando y contextualizando históricamente los asentamientos en São Borja - RS y las relaciones de producción y comercialización de los productos. La metodología utilizada fue la recopilación de datos a través de un cuestionario semiestructurado aplicado por la muestra a los residentes de los asentamientos, además del análisis y revisión bibliográfica de los conceptos principales, basados en obras, libros y legislación. Los datos recopilados tanto de la investigación de campo como del análisis de la literatura buscaron abordar los asentamientos: Cristo Redentor, Cambuxim, São Marcos y Fazenda Caçacan, y describir el proceso histórico del sistema de tierras brasileñas junto con las relaciones productivas y económicas que proporcionaron los asentamientos en el país. Municipio donde se insertan. Los resultados de la investigación culminaron en la producción del presente Trabajo de Finalización del Curso, a partir de la descripción detallada de los productos producidos dentro de los asentamientos y en la comercialización de los artículos. Como resultado, la investigación destaca la productividad de los asentamientos y su relación directa con la economía del municipio, convirtiéndose en socios productivos y activos en la agricultura familiar. Otro factor en la encuesta fue la percepción de las políticas públicas en el escenario de liquidación. Se identificó que para el proceso y la implementación, así como para la producción, comercialización y permanencia en los asentamientos, es necesario utilizar políticas públicas efectivas que ayuden en el proceso de producción de ingresos, seguridad y acceso a las necesidades básicas de la supervivencia humana.
metadata.dc.subject: Agricultura familiar
Produção agrícola
Assentamentos humanos
Colônias agrícolas
Producción agrícola
Asentamientos humanos
Colonias agrícolas
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: MARTINI, Andressa. Sistemas de produção dos assentamentos do MST em São Borja – RS. 2019. 59 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciências Humanas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4514
metadata.dc.date.issued: 4-Jul-2019
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Ciências Humanas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Andressa Martini 2019.pdf922.34 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???