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dc.contributor.advisor1Stefenon, Valdir Marcos-
dc.creatorCardoso, Cibele da Costa-
dc.date.accessioned2019-09-02T12:09:05Z-
dc.date.available2010-12-08-
dc.date.available2019-09-02T12:09:05Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationCARDOSO, Cibele da Costa. Atropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiro. 2010. 29 f. Trabalho de conclusão de curso (Curso de Ciências Biológicas Bacharelado). Universidade Federal do Pampa. Campus São Gabriel. São Gabriel. 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4480-
dc.description.abstractIn the latest decades several studies have demonstrated different impacts of roads (highways) on the community of vertebrates, from loss and fragmentation of their habitat to their death by run-over. For some species of reptiles, this fact can be intensified because these animals are relatively slow or because their activity throughout the day may coincide with increased flow of vehicles in certain areas. The effect of road mortality on turtle populations is becoming an ever increasing problem and may be associated with factors such as traffic density, nesting behavior, or ecological features in the vicinities of the roadway. Turtles can also be found when they move through their environment looking for terrestrial habitat. For the Brazilian Pampa, few studies on the subject have been developed so far. This study aimed the conduction of a survey about death of turtles due to trampling, in two patches of the BR290. A hundred and two animals were sampled in the first area and 65 in the second one. Sampling was performed twice a week, with intervals of at least two and at most four days between them. Sampling through the sampled areas was performed by bicycle (area 1) or by foot (area 2). We recorded a total of a total of 96 individuals victimized during the study. Trachemys dorbigni (Emydidae) was the species most commonly found followed by Hydromedusa tectifera (Chelidae).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrachemys dorbignipt_BR
dc.subjectHydromedusa tectiferapt_BR
dc.subjectAtropelamentospt_BR
dc.subjectPampapt_BR
dc.subjectRoad killspt_BR
dc.titleAtropelamentos de quelônios em uma rodovia do pampa brasileiropt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6868213051236665pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sergio Dias da-
dc.contributor.referee2Machado, Renata Figueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5806536719325529pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3457632168727854pt_BR
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.description.resumoNas ultimas décadas vários estudos têm demonstrado os diferentes impactos das estradas sobre a comunidade de vertebrados, desde a perda e fragmentação de habitat até a morte por atropelamento. Para algumas espécies de répteis isto pode ser agravado por serem animais lentos ou porque a sua atividade ao longo do dia pode coincidir com maior fluxo de veículos em determinadas áreas. O efeito da mortalidade rodoviária sobre as populações de tartarugas está se tornando um crescente problema e pode estar associada a fatores tais como densidade de tráfego, comportamento de nidificação, ou características ecológicas no entorno da pista. As tartarugas também podem ser encontradas enquanto movem-se através de seu ambiente em busca de habitat terrestre. Para o Pampa brasileiro, poucos estudos sobre o tema foram desenvolvidos até o momento. Este estudo teve como objetivo realizar um levantamento de mortes de quelônios devido a atropelamento em dois trechos da BR290. Foram realizadas 102 amostragens para o trecho 1 e 65 para o dois, realizadas duas vezes na semana, com intervalos de no mínimo dois e no máximo quatro dias entre as mesmas. As amostragens foram realizadas utilizando-se uma bicicleta (trecho1) ou percorrendo a pé (trecho 2). Foram registrados um total de um total de 96 indivíduos atropelados durante o estudo. Trachemys dorbigni (Emydidae), foi a espécie mais encontrada seguido de Hydromedusa tectifera (Chelidae).pt_BR
dc.publisher.departmentCampus São Gabrielpt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Biológicas - Bacharelado

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