???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/4134
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Serviço social e saúde mental: percepções relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas junto as famílias dos usuários a partir do Hospital Ivan Goulart
Autor(es): Kegler, Shaiane Caroline
Primeiro Orientador: Silva, Jocenir de Oliveira
1° Membro da banca: Pessôa, Elisângela Maia
2° Membro da banca: Quadrado, Jaqueline Carvalho
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de um relato de experiência realizado por meio da análise dos documentos elaborados durante os períodos de Estágio Supervisionado em Serviço Social I e II, que foi realizado durante os meses de Agosto de 2016 á Junho de 2017, no setor do Serviço Social do Hospital Ivan Goulart, no município de São Borja, cidade localizada na região fronteira oeste do estado do Rio Grande do Sul. Para elaboração e contextualização das temáticas do trabalho foi feito um resgate das reformas de saúde no país, bem como, os produtos de tais amadurecimentos na área da Política Pública de Saúde e Política Nacional de Saúde Mental quanto ao atendimento de usuários de álcool de outras drogas, conhecida como Política Nacional de Atenção Integral de Usuários de Álcool e Outras Drogas. O estudo propõe-se a fazer uma reflexão crítica acerca da prática do Serviço Social junto às famílias das pessoas internadas nos leitos de saúde mental do hospital geral. Para tal, as experiências e vivências, bem como os resultados, do projeto de intervenção que foi realizado junto os usuários e seus familiares. Quanto à escolha da temática para a construção do trabalho, consideraram-se o objetivo do projeto de intervenção que teve como proposta a construção de um grupo na instituição como ferramenta para o fortalecimento e/ou resgate de vínculos familiares dos usuários internados na Ala recomeçar e, teve como resultado da reflexão o regate dos vínculos rompidos e, o fortalecimento dos vínculos fragilizados.
Abstract: El presente Trabajo de Conclusión de Curso (TCC) se trata de um relato de experiencias realizado por medio de la análisis de los documentos elaborados durante los periodos de Trabajo Supervisado em Servicios Sociales I y II, que fue realizado durante los meses de Agosto de 2016 a junio de 2017, en el sector del Servicio Social del Hospital Ivan Goulart, en la Municipalidad de San Borja, ciudad localizada en la región fronteriza del Estado del Rio Grande del Sur. Para eleboración e contextualición de las temáticas del trabajo fue hecho um rescate de las reformas de salud del pais, bién como los productos de tal maduración en el área de Politica Publica de Salud y Politica Nacional da Salud Mental referente al atendimiento de usuários de alcohol y otras drogas, conocida como Politica Nacional de Atención Integral de Usuarios de Alcohol y Otras Drogas. El estúdio se propone hacer una reflexión critica acerca de la practica del Servicio Social junto a las famílias de las personas internadas en lechos de salud mental del hospital general. Para tal, las experiencias y vivencias, así como los resultados del proyecto de intervención que fue realizado junto a los usuários y sus familiares. La elección del tema para la contrucción del trabajo, se consideran el objetivo del proyecto de intervención que tuvo como propuesta la construcción de un grupo en la institución como herramienta para el fortalecimiento y / o rescate de vínculos familiares de los usuarios internados en la Ala recomenzar y, tuvo como resultado de la reflexión el regate de los vínculos rotos y, fortalecimiento de los vínculos debilitados.
metadata.dc.subject: Serviço social
Saúde mental
Política pública
Viciados em drogas
Alcoolismo
Família
Servicio social
Salud mental
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: KEGLER, Shaiane Caroline. Serviço social e saúde mental: percepções relacionadas ao uso abusivo de álcool e outras drogas junto as famílias dos usuários a partir do Hospital Ivan Goulart. 2017. 66 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/4134
metadata.dc.date.issued: 11-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Shaiane Caroline Kegler 2017.pdf966.06 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???