???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3798
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A violência contra a mulher e a responsabilidade do estado
Autor(es): Steinhorst, Claudia Morais
Primeiro Orientador: Cantini, Adriana Hartemink
1° Membro da banca: Machado, Loiva Mara de Oliveira
2° Membro da banca: Barbosa, Waleska Belloc
Resumo: O trabalho aqui apresentado resulta de uma pesquisa que teve por objetivo aprofundar o conhecimento sobre a violência doméstica contra a mulher. Para isto, procurou-se, através de leituras, conhecer os variados tipos de violência e buscar uma aproximação com autores que discutem essa temática. Delineou-se o seguinte objetivo da pesquisa: conhecer como funciona a rede de proteção à mulher vítima de violência doméstica em São Borja (RS), identificando a atuação do assistente social nesse processo. Estabeleceu-se o recorte de tempo correspondente ao ano de 2017, tratando-se de uma pesquisa exploratória, do tipo qualitativo com enfoque bibliográfico e documental. O método de pesquisa foi o dedutivo, que permite uma análise racional baseada em dados reais, obtidos através de fontes confiáveis que repercutem informações que expressam a realidade da sociedade São-borjense. Neste sentido, foi realizada uma coleta de dados junto à Delegacia de Polícia Civil da cidade com a finalidade de obter informações que pudessem identificar o número de casos registrados em 2017. No que se refere aos procedimentos e as técnicas, foi empregada a análise documental, por meio da exploração dos documentos. Na segunda parte, deu-se ênfase ao referencial teórico, trazendo uma síntese da literatura e dos conceitos que abordam esta temática, submetendo ao debate subtítulos como: A violência que acontece dentro de casa; A violência contra a mulher e a legislação de proteção; As políticas públicas de proteção à mulher vítima de violência; O serviço social e o atendimento à mulher vítima de violência e O desafio do assistente social no atendimento à mulher vítima de violência. A terceira e última parte é composta pela análise dos dados obtidos junto à pesquisa de campo, onde se buscou conhecer os casos registrados na DP e, nas considerações finais, apresenta-se pareceres críticos e sugestivos para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para a mulher vítima de violência doméstica.
Abstract: El trabajo aquí presentado resulta de una investigación que tuvo por objetivo profundizar el conocimiento sobre la violencia doméstica contra la mujer. Para ello, se buscó a través de lecturas conocer los variados tipos de violencia y buscar una aproximación con autores que discuten esa temática, delineó el siguiente objetivo de la investigación: conocer cómo funciona la red de protección a la mujer víctima de violencia doméstica en São Borja (RS), identificando la actuación del asistente social, en ese proceso. Se estableció el recorte de tiempo correspondiente al año 2017, tratándose de una investigación exploratoria, del tipo cualitativo con enfoque bibliográfico y documental. El método de investigación fue el deductivo, que permite un análisis racional basado en datos reales, obtenidos a través de fuentes confiables, que repercuten informaciones que expresan la realidad de la sociedad San Borjense. En ese sentido, se realizó una recolección de datos junto a la comisaría de policía civil ciudad con la finalidad de obtener informaciones que pudieran identificar el número de casos registrados en 2017. En lo que se refiere a los procedimientos y las técnicas, se empleó el análisis documental, medio de la explotación de los documentos. En la segunda parte, se dio énfasis al referencial teórico, trayendo una síntesis de la literatura y de los conceptos que abordan esta temática, sometiendo al debate, subtítulos como: La violencia que ocurre dentro de casa; La violencia contra la mujer y la legislación de protección; Las políticas públicas de protección a la mujer víctima de violencia; El servicio social y la atención a la mujer víctima de violencia y El desafío del asistente social en la atención de la mujer víctima de violencia. La tercera y última parte está compuesta por el análisis de los datos obtenidos junto a la investigación de campo, donde se buscó conocer los casos registrados en la DP y, en las consideraciones finales presentamos pareceres críticos y sugestivos para la construcción de una sociedad más justa e igualitaria para la mujer víctima de violencia doméstica.
metadata.dc.subject: Violência familiar
Política pública
Violência contra as mulheres
Family violence
Violencia contra las mujeres
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: STEINHORST, Claudia Morais. A violência contra a mulher e a responsabilidade do estado. 2018. 50 p. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3798
metadata.dc.date.issued: 10-Dec-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Claudia Morais Steinhorst 2018.pdf484.52 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???