???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3586
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Mídia e violência: desafios para a promoção dos direitos humanos no Brasil
Autor(es): Nunes, Fred Luiz Tavares
Primeiro Orientador: Cunha, Vagner Silva da
1° Membro da banca: Chies, Luiz Antônio Bogo
Resumo: O presente trabalho objetiva discutir o papel da mídia na promoção dos Direitos Humanos no Brasil e o evidente conflito entre a atual linguagem hegemônica da mídia e o ideário humanista consagrado constitucionalmente. Identificando a violência como sendo uma das novas questões sociais mundiais, analisa-se sua crescente espetacularização por parte da grande mídia, que utiliza como linguagem hegemônica a violência de modo a ampliar a sensação social de insegurança. Como reflexos desse processo, o presente artigo aponta a criação de necessidades de consumo de produtos relacionados com a segurança pessoal e patrimonial, além do estabelecimento de um ambiente fértil para a cristalização de preconceitos, a naturalização da intolerância e o surgimento de fundamentalismos. Por fim, a partir do estudo dos preceitos estabelecidos no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, em especial em seu capítulo dedicado à mídia, o presente trabalho apresenta algumas alternativas de disputa contra-hegemônica dos meios de comunicação com vistas à promoção dos Direitos Humanos no Brasil.
Abstract: Este trabajo tiene por objetivo hacer uma discusion acerca del papel de los médios de comunicacion social y la promocion de los derechos humanos en Brasil, y sobre el conflito entre el actual lenguaje hegemônico de los médios de comunicacion social y los ideales humanitários consagrados em la constitucion. Identificando la violencia como uma de las nuevas cuestiones sociales del mundo, se analisa su creciente espetacularizacion por parte de la “gran midia”, que se utiliza como lenguaje hegemônico la violência de manera que se amplie la sensacion de inseguridad em la sociedad. Como reflejos de esse proceso, el presente articulo apunta la creacion de necesidades de consumo de productos relacionados com la seguridad personal y patrimonial, además de estabelecer um ambiente fértil para la cristalización de los preconceptos, la naturalización de la intolerância y el surgimiento de fundamentalismos. Por fin, a partir del estúdio de los preceptos estabelecidos em el Plan Nacional de Educación en Derechos humanos, en especial en su capítulo dedicado à la mídia, este trabajo presenta algunas alternativas de disputa contra-hegemonica de los médios de comunicacion visando la promocion de los Derechos humanos.
metadata.dc.subject: Mídia
Violência
Direitos Humanos
Mídia
Violência
Derechos Humanos
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Especialização em Direitos Humanos e Cidadania - 3ª Edição
metadata.dc.identifier.citation: NUNES, Fred Luiz Tavares. Mídia e violência: desafios para a promoção dos direitos humanos no Brasil. 29p. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2014.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3586
metadata.dc.date.issued: 14-Mar-2014
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FredLuizTavaresNunes2014.pdfFred Luiz Tavares Nunes 2014403.37 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???