???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3577
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social: um estudo de caso
Autor(es): Torbes, Paulo Renato Teixeira
Primeiro Orientador: Cappellari, Gabriela
1° Membro da banca: Goularte, Jeferson Luis Lopes
2° Membro da banca: Burgardt, Vitor Hugo Veppo
Resumo: Este trabalho teve por objetivo investigar e analisar os fatores que motivaram os produtores de leite de Santana do Livramento/RS a participar da Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Coperforte). Sabe-se que os sistemas de cooperativas colaboram para a melhor distribuição de renda e ganhos significativos no aspecto social aos associados. A metodologia utilizada para o trabalho foi a pesquisa aplicada, qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista em profundidade e analisados utilizando a técnica análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a participação dos produtores de leite na cooperativa é motivada por vários fatores, que vão desde fatores sociais, de estima e/ou de segurança. Essa união é fundamental para o desenvolvimento da região. A cooperação entre eles, por meio da associação cooperativista é de extrema importância para o desenvolvimento local, tendo em vista que sem essa união os produtores não teriam como comercializar suas produções dadas as restrições impostas pelas grandes empresas lácteas.
Abstract: Este trabajo tiene por objetivo investigar y analizar los factores que motivaron a los produtores de leche de Santana do Livramento/RS a formar parte de la Cooperativa Regional dos Assentados da Fronteira Oeste (Coperforte). Es sabido que los sistemas de cooperativas colaboran para mejorar la distribución de la renta y no los aspectos sociales significativos asociados a ellos. Una metodología utilizada para trabajar para investigación aplicado, cualitativa, exploratoria, descriptiva y estudio de caso. La coleta de los dactos fue hecho por medio de una entrevista en profundidad y analizado utilizando una técnica de análisis de contenido. Los resultados revelarán que dos productores de leche em la cooperativa están motivados por diversos factores, que van desde factores sociales, a la estima y / o seguridad. Esta unión es fundamental para el desarrollo de la región. Una cooperación entre ellos, por asociación cooperativa y de extrema importancia para el desarrollo local, teniendo em cuenta que sin esa unión los productores no tendrían como comercializar sus producciones dadas las restricciones impuestas por las grandes empresas lácteas.
metadata.dc.subject: Associado
Cooperativa
Motivação
Desenvolvimento local
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
metadata.dc.identifier.citation: TORBES, Paulo Renato Teixeira. Cooperativismo como instrumento de desenvolvimento econômico e social: um estudo de caso. 18p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública). Santana do Livramento: Universidade Federal do Pampa, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3577
metadata.dc.date.issued: 11-Dec-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão Pública

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
COOPERATIVISMO COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.pdfTCC Paulo Renato Teixeira Torbes - 2018663.11 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???