???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3557
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Schneider, Vítor Jochims-
dc.creatorAvila, Fabio Vieira-
dc.date.accessioned2019-01-10T11:40:29Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2019-01-10T11:40:29Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.citationÁVILA, Fabio Vieira. Cartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguas. 77p. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Licenciatura em Letras – Português, Espanhol e Respectivas Literaturas) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3557-
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo presentar un relato de experiencia docente en Lengua Española, realizado en clases de primero año de la Enseñanza Media, en la cual son utilizadas técnicas de edición cartonera como herramienta pedagógica para la enseñanza de producción textual. Inicialmente, son presentados los conceptos orientadores de un abordaje comunicativo de enseñanza de lengua extranjera que fundamentaron la práctica docente. En un segundo momento, es presentado un panorama histórico del movimiento cartonero, explicando su origen y sus posibles efectos en la clase de lenguas. En seguida, son presentadas noticias de los primeros contactos con la institución de enseñanza bien como de las prácticas de docencia en que son utilizadas las técnicas de edición de los libros cartoneros. Al final, retomamos las referencias teóricas para analizar algunos textos producidos por los alumnos y cuestionar la productividad de las técnicas cartoneras como herramientas pedagógicas criadoras de situaciones comunicativas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartonagempt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectCartonajept_BR
dc.subjectAbordaje comunicativopt_BR
dc.subjectProducción textualpt_BR
dc.titleCartonagem em sala de aula: uma perspectiva para produção textual no ensino de línguaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Geice Peres-
dc.contributor.referee2Santos, Giane Rodrigues dos-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência docente em Língua Espanhola, realizado em turmas de primeiro ano do Ensino Médio, na qual são utilizadas técnicas de edição cartonera como ferramenta pedagógica para o ensino de produção textual. Inicialmente, são apresentados os conceitos orientadores de uma abordagem comunicativa do ensino de língua estrangeira que fundamentaram a prática docente. Num segundo momento, é apresentado um panorama histórico do movimento cartonero, explicando sua origem e seus possíveis efeitos na sala de aula. Em seguida, são apresentados relatos dos primeiros contatos com a instituição de ensino bem como das práticas de docência em que são utilizadas as técnicas de edição de livros cartoneros. Ao final, retomamos o referencial teórico para analisar alguns textos produzidos por alunos e questionar a produtividade das técnicas cartoneras como ferramentas pedagógicas criadoras de situações comunicativas.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
FabioVieiraAvila2018.pdfFabio Vieira Avila 20183.13 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???