???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3471
Tipo: Relatório Crítico-Reflexivo
metadata.dc.title: Adaptação curricular individualizada : (re) construindo caminhos em uma escola estadual do município de Jaguarão/RS
Autor(es): Sanes, Debora Tatiani Portilho
Primeiro Orientador: Selbach, Paula Trindade da Silva
1° Membro da banca: Rodrigues, Ana Cristina da Silva
2° Membro da banca: Gritti, Silvana Maria
3° Membro da banca: Luce, Maria Beatriz
4° Membro da banca: Heredero, Eladio Sebástian
Resumo: Este Relatório Crítico- Reflexivo é resultado de uma pesquisa-ação que teve como objetivo oportunizar espaços de discussão que possibilitassem a construção de parâmetros que efetivem a adaptação curricular individualizada na proposta pedagógica de uma escola estadual do município de Jaguarão. A metodologia foi desenvolvida a partir de uma pesquisa-ação e contou com a participação de professores, funcionários e equipe diretiva da escola. Os encontros proporcionaram reflexões e estudos baseados nos documentos da escola como projeto político-pedagógico, Regimento Escolar, legislações que tratam da Adaptação Curricular Individualizada (ACI) e inclusão. A partir desses estudos e pesquisa surgiram proposições que foram levadas à comunidade escolar para discussão e redefinições do projeto pedagógico da escola, a formação de uma equipe denominada Equipe Multidisciplinar com a intenção de auxiliar no trabalho pedagógico dos professores. Outro resultado foi a criação de um Documento Orientador que irá nortear o trabalho não só atual, mas como dos futuros profissionais que chegarem a escola e uma Ficha de ACI onde irá acompanhar o histórico do aluno incluído.
Abstract: Este Informe Crítico-Reflexivo es el resultado de una investigación-acción que tuvo como objetivo oportunizar espacios de discusión que posibilitar la construcción de parámetros que efectúen la adaptación curricular individualizada en la propuesta pedagógica de una escuela estatal del municipio de Jaguarão. La metodología fue desarrollada a partir de una investigación-acción y contó con la participación de profesores, funcionarios y equipo directivo de la escuela. Los encuentros proporcionaron reflexiones y estudios basados en los documentos de la escuela como proyecto político-pedagógico, Regimiento Escolar, legislaciones que tratan de la Adaptación Curricular Individualizada (ACI) e inclusión. A partir de esos estudios e investigación surgieron proposiciones que fueron llevadas a la comunidad escolar para discusión y redefiniciones del proyecto pedagógico de la escuela, la formación de un equipo denominado equipo multidisciplinario con la intención de auxiliar en el trabajo pedagógico de los profesores. Otro resultado fue la creación de un Documento Orientador que orientar el trabajo no sólo actual, sino como de los futuros profesionales que lleguen a la escuela y una Ficha de ACI donde acompañará el histórico del alumno incluido.
metadata.dc.subject: Adaptação curricular individualizada
Inclusão
Projeto político pedagógico
Adaptación curricular individualizada
Inclusión
Proyecto político pedagógico
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
Curso: Mestrado Profissional em Educação
metadata.dc.identifier.citation: SANES, Debora Tatiani Portilho. Adaptação curricular individualizada: (re) construindo caminhos em uma escola estadual do município de Jaguarão. 108 p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3471
metadata.dc.date.issued: 3-Aug-2018
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
DeboraTatianiPortilhoSanes2018.pdfDebora Tatiani Portilho Sanes2.59 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???