???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3432
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Ana Cristina da Silva-
dc.creatorDutra, Rosa Maria Martins Carvalho-
dc.date.accessioned2018-10-11T16:42:03Z-
dc.date.available2018-09-28-
dc.date.available2018-10-11T16:42:03Z-
dc.date.issued2018-07-25-
dc.identifier.citationDUTRA, Rosa Maria Martins Carvalho. Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas da rede municipal de Jaguarão-RS. 130p. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3432-
dc.description.abstractThis critical-reflexive report entitled “A look at the assessment of learning in the final years in the public schools of Jaguarão-RS" had a general objective to describe and analyze how the process of learning in the final years occurs, through training with teachers, to provide alternative evaluation that impacts on planning and learning conditions, reducing school failure and school dropout. This project construction involved exploratory diagnostic research with questionnaire analysis applied to all subjects and documentary analysis, producing the corpus for the Action Plan, consisting of planning, execution and evaluation of actions, organized in conversation meetings. In these meetings, previously planned themes were discussed, which led to reflections and discussions around it and, finally, the monitoring and evaluation of the subject’s actions. The adopted methodology for the research was based on an interventionist approach with the proposal to continue these moments of reflection in other moments and spaces. It was a relevant research since it can contribute to the improvement of the education quality in our county and, mainly, to qualify the pedagogical work and evaluation with the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectFormation the teacherpt_BR
dc.titleUm olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas da rede municipal de Jaguarão-RSpt_BR
dc.typeRelatório Crítico-Reflexivopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Patrícia dos Santos-
dc.contributor.referee2Canto, Camila Gonçalves dos Santos-
dc.contributor.referee3Freitas, Ana Lúcia Souza de-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoO presente relatório crítico-reflexivo, intitulado “Um olhar sobre a avaliação da aprendizagem nos anos finais nas escolas públicas da rede municipal de Jaguarão-RS” teve como objetivo geral descrever e analisar como se dá o processo de avaliação da aprendizagem nos anos finais visando, através de formação com as professoras, proporcionar alternativas de avaliação que impactem sobre o planejamento e sobre as condições de aprendizagem, reduzindo os índices de reprovação e evasão escolar. O processo de construção deste projeto envolveu pesquisa diagnóstica do tipo exploratória com análise de questionário aplicado a todos os sujeitos e análise documental, produzindo o corpus para o Plano de Ação, sendo constituído do planejamento, da execução e da avaliação de ações, organizado em rodas de conversa. Nesses encontros foram discutidas temáticas previamente planejadas que propiciaram reflexões e discussões em torno da temática e, por fim, o monitoramento e avaliação das ações dos sujeitos. A metodologia adotada para a pesquisa pautou-se em uma abordagem intervencionista com a proposta de continuar esses momentos de reflexão em outros momentos e espaços. Foi uma pesquisa relevante uma vez que pode contribuir para a melhoria da qualidade de educação de nosso município e, principalmente, qualificar o trabalho pedagógico e de avaliação com os alunos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Mestrado Profissional em Educação

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RosaMariaMartinsCarvalhoDutra2018.pdfRosa Maria Martins Carvalho Dutra 20182.09 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???