???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3201
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: O serviço de tutoria nas escolas municipais de Bagé: uma análise sobre a atuação do tutor
Autor(es): Corrêa, Marina Nobre
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
Resumo: Este estudo compõe o trabalho de conclusão do curso desenvolvido no último semestre do curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas, oferecido pela Universidade Federal do Pampa, no Campus Bagé. O objetivo deste trabalho foi investigar quais são os aspectos que favorecem e quais os que dificultam o trabalho do tutor de alunos com necessidades educacionais especiais nas escolas públicas municipais de Bagé. Neste sentido, foi elaborada uma pesquisa qualitativa, que teve por sujeitos três tutores que atuam em três escolas da rede municipal de ensino de Bagé, há mais de um ano. Os resultados obtidos na investigação revelam que dentre os aspectos que influenciam positivamente o serviço de tutoria, destacam-se a formação acadêmica dos tutores e reconhecimento por parte do próprio tutor da importância e relevância deste serviço para a inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais, e o grau de comprometimento da equipe diretiva e dos professores do atendimento educacional especializado, da professora da sala de aula comum e da comunidade escolar em geral. Em relação aos aspectos que dificultam o trabalho do tutor, destaca-se a dificuldade em desenvolver seu trabalho integrado com a professora da sala de aula comum, o planejamento descontextualizado dos materiais para os alunos com necessidades educacionais especiais, a adaptação curricular inadequada e a atribuição de toda responsabilidade pela inclusão sobre o tutor, fazendo com que este aluno crie vínculos apenas com o tutor. Estes são alguns elementos que podem favorecer ou dificultar este serviço, de acordo com a forma que é definido e organizado no espaço escolar. Portanto, conclui-se que o tutor que possui formação que contemple estudos ligados ao processo de inclusão, e que em uma escola comprometida com esse processo desempenha seu trabalho com maior tranquilidade. Desta forma o serviço de tutoria, embora enfrentando algumas dificuldades, constitui-se em um serviço de apoio fundamental para que a proposta de educação inclusiva se efetive.
Abstract: This study composes the final work of the undergraduation developed in the last semester of the Languages Portuguese and respective Literatures course, offered by Universidade Federal do Pampa, in Bagé. This research aims to investigate what are the aspects that favor and what are the aspects that hinder the work of the tutor of students that have special educational needs in municipal public schools in Bagé. In this sense, it was elaborated a qualitative research, that had three tutors that act in three different municipal public schools in Bagé for more than one year as subjects. The obtained results showed that among the positive aspects, the most prominent ones are the academic background of the tutors and the knowledge by themselves about the importance and relevance of this service for the inclusion of students that have special educational needs. Besides, another aspect is the commitment of the management team of the school and the special educational services teachers, the teacher of the regular classroom and the school community in general. Regarding the aspects that hinder the tutor work, there is the difficulty in developing their work integrated with the teacher's regular classroom, the decontextualized planning of materials for students that have special educational needs, the inadequate curriculum adaptation and the complete allocation of liability for inclusion on the tutor, making the student that have special educational needs to create links only with the tutor. These are some elements that can help or hinder this service, according to the way it is defined and organized in the school. Therefore it is concluded that the tutor who has academic background, that includes studies related to inclusion, as well as the commitment of the school, makes the activities of the tutor easier. In this way, the tutoring service, although facing some difficulties, is a fundamental support service for the proposal of inclusive education to become effective.
metadata.dc.subject: Tutor
Alunos com necessidades educacionais especiais
Aprendizagem
Tutor
Students with special educational needs
Learning
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: CORRÊA, Marina Nobre. O serviço de tutoria nas escolas municipais de Bagé: uma análise sobre a atuação do tutor. 39 p. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras Português e Espanhol) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3201
metadata.dc.date.issued: 9-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC MARINA CORREA 2013.pdf478.33 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???