???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3166
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Perfil dos apicultores do município de Dom Pedrito - RS
Autor(es): Dias, Eder Barreto
Primeiro Orientador: Olalde, Alícia Ruiz
1° Membro da banca: Olalde, Alícia Ruiz
2° Membro da banca: Balverde, Nelson Ruben de Mello
3° Membro da banca: Nunes, Osmar Manoel
Resumo: Este trabalho é uma pesquisa que envolve os produtores de mel do município de Dom Pedrito no estado do Rio Grande do Sul e têm por objetivo identificar seu perfil, considerando os aspectos sociais, ambientais e produtivos da atividade. Foram aplicados questionários semiestruturados, com diversos apicultores do município que foram escolhidos pelo fato de serem conhecidos comerciantes de mel no município e contribuíram com referências dos demais. Com relação à atividade apícola constatou-se que é uma alternativa de geração de emprego e considerada uma opção para agricultura familiar por proporcionar um acréscimo na renda, através de oportunidade de aproveitamento da potencialidade natural do meio ambiente e de sua capacidade produtiva. A maioria dos produtores são pluriativos e tem a apicultura como atividade de complementação de renda. Os produtores entrevistados compreendem que a apicultura é uma atividade lucrativa, todavia, apesar de comercializarem seu produto principal, no caso o mel, tem dificuldade em aumentar os lucros. As limitações quanto à organização da categoria e a presença de intermediários parecem ser os fatores que mais colaboram para esta realidade, haja vista que o mercado da apicultura se encontra em expansão. Também se observaram alguns problemas na atividade apícola do município na dimensão ambiental, pois a utilização indiscriminada de agrotóxicos e destruição da vegetação nativa estão afetando a produção, de acordo à percepção dos apicultores. Com relação à inspeção higiênico-sanitária há a falta de padronização do mel, o que dificulta a obtenção de registro junto a serviços de inspeção governamental e afeta a comercialização do produto final. Como recomendações sugere-se analisar a possibilidade de criar uma associação ou cooperativa, assim como promover maior profissionalização dos envolvidos na atividade.
Abstract: Este trabajo es una investigación con los productores de miel del municipio de Dom Pedrito, en Rio Grande do Sul, que tiene por objetivo identificar su perfil, teniendo en cuenta los aspectos social, ambiental y productivo. Se realizaron 16 entrevistas semiestructuradas, con varios apicultores del municipio que fueron escogidos porque son conocidos comerciantes de miel en la ciudad, siendo que estos aportaron referencias sobre los otros. Con respecto a la apicultura se comprobó que es una alternativa para la generación de empleo y se puede considerar una buena alternativa para la agricultura familiar, proporcionando un aumento de ingresos a través de la utilización del potencial natural del medio ambiente y su capacidad de producción. La mayoría de los productores son pluriactivos y tienen la apicultura como actividad complementaria de ingresos. Los productores entrevistados entienden que la apicultura es una actividad rentable, sin embargo, a pesar de la venta de su producto principal, en este caso la miel, tienen dificultades para aumentar los beneficios. Las limitaciones en la organización de la categoría, y la presencia de intermediarios parecen ser los factores que colaboran a esta realidad, pues el mercado para la apicultura está en constante expansión. También se observaron algunos problemas en la apicultura del municipio en la dimensión del medio ambiente, como el uso indiscriminado de pesticidas y la destrucción de la vegetación nativa están afectando la producción, de acuerdo a la percepción de dos apicultores. En relación a la inspección higiénico-sanitaria existe falta de estandarización de la miel, lo que dificulta la obtención del registro con los servicios de inspección del gobierno y afecta a la comercialización del producto final. Como recomendaciones se sugiere analizar la posibilidad de crear una asociación o cooperativa, así como promover mayor profesionalización de los que participan en la actividad.
metadata.dc.subject: Apicultura
Perfil apicultor
Perfil del apicultor
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: DIAS, Eder Barreto. Perfil dos apicultores do município de Dom Pedrito - RS. 2016. 58 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3166
metadata.dc.date.issued: 14-Jun-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Agronegócio

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
EDER BARRETO DIAS.pdfEder Barreto Dias 2016789.24 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???