???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/3119
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Perfil dos orizicultores no município de Dom Pedrito - RS
Autor(es): Caminha, Adêmar Gabriel Motta
Primeiro Orientador: Bolter, Jairo Alfredo Genz
2° Membro da banca: Olalde, Alícia Ruiz
3° Membro da banca: Perleberg, Cleiton Stigger
Resumo: Este trabalho teve por objetivo traçar o perfil dos produtores de arroz do município de Dom Pedrito a partir de análises das respostas por eles sugeridas. Assim caracterizar aspectos familiares, área de produção, gestão e planejamento e políticas públicas. Foi aplicado questionário a vinte um produtores, no período de Maio a Outubro de 2013, contemplando trinta questões fechadas e uma questão aberta. Os produtores entrevistados todos do sexo masculino, e que na sua maioria possuem filhos, quanto a escolaridade maior índice é de ensino superior, o tempo na atividade mostrou-se madura pois o tempo dedicado, é mais de vinte quatro anos, as áreas cultivadas estão entre setenta á três mil hectares. Com relação a água utilizada para irrigação das lavouras a maioria arrenda o que pode ser relacionado com o déficit hídrico que todos os anos avizinha o município de Dom Pedrito, com isso o custo da água tende a se elevar, diminuindo a margem de lucro. Registra-se também que atividade não é monocultura, pois a maioria utiliza-se da pecuária. O referente estudo ainda apresenta dados como cultivares mais produzida pelos agricultores do município onde justificam o uso dos mesmos destacando a produtividade e o rendimento. Sobre a gestão e o planejamento a gestão é realizada pelos próprios agricultores, porém os projetos de investimentos são confeccionados por assessorias terceirizadas. Verificou-se que o custo da produção é o gargalo da atividade. As políticas públicas mais acessadas pelos produtores de Dom PedritoRs são de financiamentos de custeio, estes também fazem uso de seguros agrícolas específico no município denominado fundo granizo. Por fim dificuldades de mercado, déficit hídrico, gestão, politicas de custeio são marcantes na atividade, deixando o registro neste estudo que para tornar rentável esta atividade, deve ser analisado os dados levantados como gestão, as políticas públicas, e questões mercadológicas para maximizar o lucro tornando atrativa.
Abstract: Este trabalho teve por objetivo traçar o perfil dos produtores de arroz do município de Dom Pedrito a partir de análises das respostas por eles sugeridas. Assim caracterizar aspectos familiares, área de produção, gestão e planejamento e políticas públicas. Foi aplicado questionário a vinte um produtores, no período de Maio a Outubro de 2013, contemplando trinta questões fechadas e uma questão aberta. Os produtores entrevistados todos do sexo masculino, e que na sua maioria possuem filhos, quanto a escolaridade maior índice é de ensino superior, o tempo na atividade mostrou-se madura pois o tempo dedicado, é mais de vinte quatro anos, as áreas cultivadas estão entre setenta á três mil hectares. Com relação a água utilizada para irrigação das lavouras a maioria arrenda o que pode ser relacionado com o déficit hídrico que todos os anos avizinha o município de Dom Pedrito, com isso o custo da água tende a se elevar, diminuindo a margem de lucro. Registra-se também que atividade não é monocultura, pois a maioria utiliza-se da pecuária. O referente estudo ainda apresenta dados como cultivares mais produzida pelos agricultores do município onde justificam o uso dos mesmos destacando a produtividade e o rendimento. Sobre a gestão e o planejamento a gestão é realizada pelos próprios agricultores, porém os projetos de investimentos são confeccionados por assessorias terceirizadas. Verificou-se que o custo da produção é o gargalo da atividade. As políticas públicas mais acessadas pelos produtores de Dom PedritoRs são de financiamentos de custeio, estes também fazem uso de seguros agrícolas específico no município denominado fundo granizo. Por fim dificuldades de mercado, déficit hídrico, gestão, politicas de custeio são marcantes na atividade, deixando o registro neste estudo que para tornar rentável esta atividade, deve ser analisado os dados levantados como gestão, as políticas públicas, e questões mercadológicas para maximizar o lucro tornando atrativa.
metadata.dc.subject: Arroz
Orizicultura
Produtor
Agricultura
Rice
Agriculture
Producer
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Dom Pedrito
metadata.dc.identifier.citation: CAMINHA, Adêmar Gabriel Motta. Perfil dos orizicultores no município de Dom Pedrito - RS. 2013. 50 f. Monografia (Graduação) – Curso de Tecnologia em Agronegócio, Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, RS.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/3119
metadata.dc.date.issued: 14-Oct-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Agronegócio

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
ADEMAR GABRIEL MOTTA CAMINHA.pdfAdêmar Gabriel Motta Caminha387.42 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???