???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2955
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Memória e esquecimento: histórias de alunas egressas da escola Nossa Senhora do Horto de Dom Pedrito/RS
Autor(es): Rodrigues, Luciana Simões
Primeiro Orientador: Bica, Alessandro Carvalho
Resumo: O presente estudo tem como objetivo reconstruir as memórias individuais e coletivas de alunas egressas dos Cursos Normal e Magistério da Escola Nossa Senhora do Horto, da cidade de Dom Pedrito-RS para compreender os objetivos da Formação de Professoras Mulheres. A metodologia utilizada neste trabalho é de abordagem qualitativa, a coleta de dados será feita através de entrevista composta por perguntas abertas que serão analisadas, nesta lógica, utilizamos entrevistas com 05 (cinco) alunas: três egressas do Curso Normal e duas do Magistério, sendo uma das egressas estudante no período de troca do curso (1971) Normal para o curso de Habilitação em Magistério. Neste processo metodológico, compreendemos que ao buscar a memória coletiva, também apreendemos o processo de formação identitária da profissão docente no Curso Normal e Magistério que se caracterizava pela presença majoritária de mulheres. Como arcabouço teórico tomamos os estudos de Alberti (2004); Almeida (1998); Freitas (2000); Halbwachs (2003); Le Goff (2013); Louro (2004); Nóvoa (1992); Scott (2011); Saviani (1997). Por fim, com o processo de análise das entrevistas e da reescrita das memórias individuais e coletivas das professoras, percebemos que a profissão docente esteve intimamente relacionada ao universo (dócil, submisso e obediente) feminino, como comenta Louro (1987, p. 26), como se fosse: da natureza feminina ter tais características, e, no caso específico da Escola Nossa Senhora do Horto, ligada à educação da mulher do município de Dom Pedrito/RS. Estes princípios corroboram para que houvesse um olhar e uma perspectiva na formação identitária da profissão docente das alunas do Curso Normal e Magistério da Escola Nossa Senhora do Horto.
Abstract: El presente estudio tiene como objetivo reconstruir las memorias individuales y colectivas de alumnas graduadas de los Cursos Normal y de Maestría de la Escola Nossa Senhora do Horto en la ciudad de Dom Pedrito-RS para entender los objetivos de la formación de Profesoras Mujeres. La metodología utilizada en este trabajo es de enfoque cualitativo, la recopilación de datos será hecha a través de entrevistas compuestas por preguntas abiertas que serán analizadas en esta lógica, utilizamos entrevistas con 05 (cinco) alumnas: tres graduadas del Curso Normal y dos del Curso de Maestría, siendo una de las graduadas, estudiante en el período de cambio del Curso Normal (1971) para el Curso de Maestría. En este proceso metodológico, entendemos que en la búsqueda por la memoria colectiva se percibe que este proceso de formación de la identidad de la profesión docente en el Curso Normal y de Maestría se caracterizaba por la presencia mayoritaria de las mujeres. Como marco teórico tenemos los estudios de Alberti (2004); Almeida (1998); Freitas (2000); Halbwachs (2003); Le Goff (2013); Louro (2004); Nóvoa (1992); Scott (2011); Saviani (1997). Por fin, con el proceso de análisis de las entrevistas y de las memorias individuales y colectivas de las profesoras, nos damos cuenta de que la profesión docente era profundamente relacionada con el universo (dócil, somiso y obediente) femenino, como indica Louro (1987, p. 26), como si fuera: da natureza feminina ter tais características, y, en el caso específico de la Escola Nossa Senhora do Horto, unida a la educación de la mujer de la ciudad de Dom Pedrito/RS. Estos principios corroboran para la existencia de una mirada y una perspectiva en la formación de la identidad de la profesión de docente de las alumnas del Curso Normal y de Maestría de la Escola Nossa Senhora do Horto.
metadata.dc.subject: Letras
Memória
Memória e esquecimento
Formação docente
Educação feminina
Educação
Curso normal e magistério
Curso normal
Magistério
Dom Pedrito
Memory and forgetfulness
Teaching
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: RODRIGUES, Luciana Simões. Memória e esquecimento: histórias de alunas egressas da escola Nossa Senhora do Horto de Dom Pedrito/RS. 51 p. 2016. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras – Português / Inglês, Espanhol e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2955
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Luciana Rodrigues 2016.pdf962.18 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???