???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2838
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: E agora, minha gente, uma história eu vou contar: experiências de formação de leitores no berçário
Autor(es): Melo, Caroline Rodrigues
Primeiro Orientador: Rêgo, Zíla Letícia Goulart Pereira
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar e analisar em que medida os projetos pedagógicos que contemplaram leitura literária desenvolvidos nas turmas de Berçário I e II permitiram a interação entre crianças e livros, considerando se tais atividades corroboraram para a construção de um hábito leitor e se auxiliaram na formação leitora desses alunos. Para obter essas respostas analisamos os três projetos de leitura: Eu conto, tu recontas, nós nos encantamos, cantinho do Era uma vez... e o Sacola Viajante que foram aplicadas em uma escola particular de Educação Infantil de Bagé/RS, durante o período de nove meses do ano letivo de 2017.Estas ações nos forneceram dados adquiridos através de instrumentos de coleta e registro de informações, como o caderno que acompanhava a Sacola Viajante e o diário da pesquisadora, os quais igualmente analisamos, considerando os conceitos e os pressupostos advindos da pesquisa bibliográfica. A partir disso, os resultados obtidos nos levam a concluir que, sim, projetos de leitura literárias em turmas de berçário permitem a interação com os livros e contribuem para a formação de hábitos leitores.
Abstract: This course conclusion work aims to investigate and analyze the extent to which the pedagogical projects that contemplated literary reading developed in the classes of Nursery I and II allowed the interaction between children and books, considering whether such activities corroborated for the construction of a habit reader and assisted in the reading training of these students. In order to obtain these answers, we analyze the three reading projects: Eu conto, tu recontas, nós nos encantamos, cantinho do Era uma vez... and the Sacola Viajante that were applied in a private school of Infant Education of Bagé/RS, during the nine months of the academic year of 2017. These actions provided us with data acquired through instruments for collecting and recording information, such as the notebook accompanying the Sacola Viajante and the researcher's journal, which we also analyze, considering the concepts and the assumptions derived from bibliographic research. From this, the results obtained lead us to conclude that, yes, literary reading projects in nursery classes allow interaction with books and contribute to the formation of reading habits.
metadata.dc.subject: Letras
Educação infantil
Berçário
Formação de leitores
Projetos de leitura literária
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: MELO, Caroline Rodrigues. E agora, minha gente, uma história eu vou contar: experiências de formação de leitores no berçário. 156 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras- Português e Literaturas de Língua Portuguesa ) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2838
metadata.dc.date.issued: 6-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Português e Literaturas de Lingua Portuguesa

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Caroline Melo 2017.pdf5.16 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???