???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2829
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.creatorOliveira, Claudia Cibeli Silveira-
dc.date.accessioned2018-04-27T11:18:25Z-
dc.date.available2018-04-26-
dc.date.available2018-04-27T11:18:25Z-
dc.date.issued2017-12-01-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Claudia Cibeli Silveira. Os desafios aos professores no ensino dos alunos com TDAH: descobrindo caminhos para o desenvolvimento da leitura e escrita. 26 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2829-
dc.description.abstractThe present study leads us to think about teaching in a differentiated way due to the difficulties of public school teachers in the fulfillment of their teaching activities, when they attend students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Therefore, we sought to identify the strategies and resources that teachers who have students with ADHD disorder use to teach reading and writing. The Field Study (GIL, 2002), as a research methodology enabled us to recognize the importance of deepening this theme. Interviews, classroom observations and field diaries were used as tools for data collection in the research. Initially, we sought information from professionals at the Rehabilitation and Support Center, and identified schools that have students with ADHD in Candiota-RS. Thus, the data collection began in the Attention and Rehabilitation Center and in the common school where there are students with ADHD enrolled in the initial years of Elementary School. After the content analysis (BARDIN, 2009) was performed, the collected data were grouped into the following categories: interviews, classroom observation and field diary. The research was carried out in the first and second semester of 2017. The research subjects were: two professionals who work in CRA and one teacher of students with ADHD in common schools. The results show that teachers need more information and follow-up of health professionals so that they can propose strategies and resources that respect the individuality of students with ADHD, favoring the teaching-learning process and development in their social relations.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectTranstorno do Déficit de Atenção com Hiperatividadept_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectCandiotapt_BR
dc.subjectEstudopt_BR
dc.subjectEstudo de campopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.titleOs desafios aos professores no ensino dos alunos com TDAH: descobrindo caminhos para o desenvolvimento da leitura e escritapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Martins, Claudete da Silva Lima-
dc.contributor.referee2Brizolla, Franciéli-
dc.contributor.referee3Teixeira, Isabel Cristina Ferreira-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo nos conduz a pensar no ensino de uma maneira diferenciada devido às dificuldades dos professores da rede pública, no cumprimento de suas atividades docentes, quando estes atendem alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Portanto, procurou-se identificar as estratégias e recursos, que os professores que possuem alunos com transtorno de TDAH, utilizam para o ensino da leitura e escrita. O Estudo de Campo (GIL, 2002), como metodologia de pesquisa nos possibilitou reconhecer a importância do aprofundamento desta temática. Foram utilizadas entrevistas, observações de aula e diário de campo como instrumentos para coleta de dados na pesquisa. Inicialmente, buscamos informações com os profissionais do Centro de Reabilitação e Apoio, e identificamos escolas que tem alunos com o TDAH em Candiota-RS. Assim, a coleta de dados teve início no Centro de Atendimento e Reabilitação e na escola comum onde existem alunos com TDAH matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN,2009) dos dados coletados que foram agrupados nas seguintes categorias: entrevistas, observação de aula e diário de campo. A pesquisa foi realizada no primeiro e segundo semestre de 2017. Foram sujeitos da pesquisa: dois profissionais que atuam no CRA e uma professora que possui um aluno com TDAH na escola comum. Os resultados obtidos revelam que os professores precisam de maiores informações e acompanhamento de profissionais da área da saúde para que possam propor estratégias e recursos, que respeitem a individualidade dos alunos com TDAH, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento em suas relações sociais.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Bagépt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Claudia Oliveira 2017.pdf388.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???