???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2829
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Os desafios aos professores no ensino dos alunos com TDAH: descobrindo caminhos para o desenvolvimento da leitura e escrita
Autor(es): Oliveira, Claudia Cibeli Silveira
Primeiro Orientador: Martins, Claudete da Silva Lima
1° Membro da banca: Martins, Claudete da Silva Lima
2° Membro da banca: Brizolla, Franciéli
3° Membro da banca: Teixeira, Isabel Cristina Ferreira
Resumo: O presente estudo nos conduz a pensar no ensino de uma maneira diferenciada devido às dificuldades dos professores da rede pública, no cumprimento de suas atividades docentes, quando estes atendem alunos com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade. Portanto, procurou-se identificar as estratégias e recursos, que os professores que possuem alunos com transtorno de TDAH, utilizam para o ensino da leitura e escrita. O Estudo de Campo (GIL, 2002), como metodologia de pesquisa nos possibilitou reconhecer a importância do aprofundamento desta temática. Foram utilizadas entrevistas, observações de aula e diário de campo como instrumentos para coleta de dados na pesquisa. Inicialmente, buscamos informações com os profissionais do Centro de Reabilitação e Apoio, e identificamos escolas que tem alunos com o TDAH em Candiota-RS. Assim, a coleta de dados teve início no Centro de Atendimento e Reabilitação e na escola comum onde existem alunos com TDAH matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Após foi realizada a análise do conteúdo (BARDIN,2009) dos dados coletados que foram agrupados nas seguintes categorias: entrevistas, observação de aula e diário de campo. A pesquisa foi realizada no primeiro e segundo semestre de 2017. Foram sujeitos da pesquisa: dois profissionais que atuam no CRA e uma professora que possui um aluno com TDAH na escola comum. Os resultados obtidos revelam que os professores precisam de maiores informações e acompanhamento de profissionais da área da saúde para que possam propor estratégias e recursos, que respeitem a individualidade dos alunos com TDAH, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem e desenvolvimento em suas relações sociais.
Abstract: The present study leads us to think about teaching in a differentiated way due to the difficulties of public school teachers in the fulfillment of their teaching activities, when they attend students with Attention Deficit Hyperactivity Disorder. Therefore, we sought to identify the strategies and resources that teachers who have students with ADHD disorder use to teach reading and writing. The Field Study (GIL, 2002), as a research methodology enabled us to recognize the importance of deepening this theme. Interviews, classroom observations and field diaries were used as tools for data collection in the research. Initially, we sought information from professionals at the Rehabilitation and Support Center, and identified schools that have students with ADHD in Candiota-RS. Thus, the data collection began in the Attention and Rehabilitation Center and in the common school where there are students with ADHD enrolled in the initial years of Elementary School. After the content analysis (BARDIN, 2009) was performed, the collected data were grouped into the following categories: interviews, classroom observation and field diary. The research was carried out in the first and second semester of 2017. The research subjects were: two professionals who work in CRA and one teacher of students with ADHD in common schools. The results show that teachers need more information and follow-up of health professionals so that they can propose strategies and resources that respect the individuality of students with ADHD, favoring the teaching-learning process and development in their social relations.
metadata.dc.subject: Letras
Ensino-aprendizagem
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade
TDAH
Candiota
Estudo
Estudo de campo
Ensino
Relações sociais
CNPQ: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: OLIVEIRA, Claudia Cibeli Silveira. Os desafios aos professores no ensino dos alunos com TDAH: descobrindo caminhos para o desenvolvimento da leitura e escrita. 26 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Licenciatura em Letras – Português / Inglês e Respectivas Literaturas) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2829
metadata.dc.date.issued: 1-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Letras - Linguas Adicionais Inglês e Espanhol e Respectivas Literaturas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC Claudia Oliveira 2017.pdf388.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???