???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2714
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Desenvolvimento de protótipo de uma bicicleta geradora de energia elétrica
Autor(es): Barboza, Guilherme Martins
Primeiro Orientador: Tomm, Fabio Luis
Resumo: Face à necessidade iminente de propostas que incitem a uma consciência ambiental coletiva, bem como o uso sensato de energia elétrica e a instrução sobre seu consumo e geração, o presente projeto apresenta a pesquisa e a implementação de uma planta lúdica e simultaneamente funcional de geração de energia. Através de analise experimental explicativa, construiu-se um protótipo de uma bicicleta capaz de transformar energia mecânica, empregada pela tração humana, em energia elétrica. A planta foi equipada com um alternador automotivo, o qual tem a finalidade de realizar as transformações de energia envolvidas no processo, havendo, assim, interação entre o usuário e a geração de energia. Frente a necessidade de controle em geradores operantes a velocidades variáveis, fez-se necessário o estudo, dimensionamento e emprego de conversores estáticos em um sistema de controle em malha fechada, compatibilizando os níveis de saída do gerador e aumentando a eficiência e segurança dos componentes. Ainda, fez-se uma modificação estrutural da máquina, substituindo o rotor bobinado por um rotor a ímãs permanentes, verificando a eficácia. Como complemento e justificativa aos resultados obtidos, simulou-se, através do método dos elementos finitos, com condições ótimas e também com dados estimados em ensaio para comparação. A proposta premia alternativas que contribuam com soluções inovadoras frente à crescente necessidade de novas formas descentralizadas de geração de energia, proporcionando uma fonte interativa e sustentável.
Abstract: En el presente proyecto se presenta la investigación y la implementación de una planta lúdica y simultáneamente funcional de generación de energía, energía. A través del análisis experimental explicativo, se construyó un prototipo de una bicicleta capaz de transformar energía mecánica, empleada por la tracción humana, en energía eléctrica. La planta fue equipada con un alternador automotriz, el cual tiene la finalidad de realizar las transformaciones de energía involucradas en el proceso, habiendo así así interacción entre el usuario y la generación de energía. Frente a la necesidad de control en generadores operantes a velocidades variables, se hizo necesario el estudio, dimensionamiento y empleo de convertidores estáticos en un sistema de control en malla cerrada, compatibilizando los niveles de salida del generador y aumentando la eficiencia y seguridad de los componentes. Además, se hizo una modificación estructural de la máquina, sustituyendo el rotor bobinado por un rotor a imanes permanentes, verificando la eficacia. Como complemento y justificación a los resultados obtenidos, se simuló, a través del método de los elementos finitos, con condiciones óptimas y también con datos estimados en ensayo para comparación. La propuesta premia alternativas que contribuyan con soluciones innovadoras frente a la creciente necesidad de nuevas formas descentralizadas de generación de energía, proporcionando una fuente interactiva y sostenible.
metadata.dc.subject: Engenharia
Engenharia de energias renováveis
Energias renováveis
Gerador
Ímã permanente
Produto
Bicicleta
CNPQ: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Bagé
metadata.dc.identifier.citation: BARBOZA, Guilherme Martins. Desenvolvimento de protótipo de uma bicicleta geradora de energia elétrica. 138 p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Energias Renováveis) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2714
metadata.dc.date.issued: 18-Dec-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Engenharia de Energias Renováveis e de Ambiente

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
TCC GUILHERME BARBOZA 2017.pdf3.41 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???