???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2511
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Do dispositivo dos valores democráticos: uma leitura Foucaultiana de Kant e Tocqueville
Autor(es): Sa, Jonivan Martins de
Primeiro Orientador: Etcheverry, Daniel Angel Burgueno
1° Membro da banca: Parzianello, Geder Luis
2° Membro da banca: Nunes, Lauren de Lacerda
Resumo: O proposto trabalho busca, através de análise bibliográfica, um entrelaçamento possível entre o conceito de dispositivo elaborado por Michel Foucault e a concepção moderna de democracia. Para tal, analisa o pensamento de Immanuel Kant e Alexis de Tocqueville, como alguns dos principais estudiosos dos valores republicanos e da democracia. Analisa como Kant e Tocqueville legitimam tais valores como a melhor forma de disposição do poder em sociedade, o primeiro ligando-os a concepções metafísicas e o segundo descrevendo-os e construindo um discurso que os favoreça. Este trabalho constrói tais análises sob as perspectivas de um dispositivo dos valores democráticos, mecanismo que se utiliza de diversos discursos para difundir e legitimar a democracia. Também busca colocar Kant e Tocqueville na posição de disseminadores e legitimadores de valores já dispostos em suas respectivas sociedades, para assim, analisar também o papel da moral na construção de tal dispositivo e de como este se configuraria atualmente.
Abstract: Este trabajo pretende, mediante um análisis bibliográfico, um cruzamiento posible entre el concepto de dispositivo, elaborado por Michael Foucault, y la concepción moderna de democracia. Para tal, se analisan los pensamientos de Immanuel Kant y Alexis de Tocqueville em tanto importantes estudiosos de los valores republicanos y de la democracia. Se analiza cómo Kant y Tocqueville legitiman tales valores como la mejor forma de distribución del poder em la sociedad; el primero relacionandolo a concepciones metafísicas y el segundo describiéndolos y construyendo um discurso que elos favorezca. Tales análisis son entonces construidas bajo la perspectiva de um dispositivo de los valores democráticos, mecanismo este que recurre a diversos discursos para difundir y legitimar la democracia. Kant y Tocqueville aparecen como difusores y legitimadores de valores ya dispuestostos em sus sociedades , y a partir de allí analizar el papel de la moral em la cosntrucción de esse dispositivo y de cómo él se configura actualmente.
metadata.dc.subject: Filosofia antiga
Democracia
Política
Ciência política
Foucault, Michel
Kant, Immanuel
Tocqueville, Alexis de
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: SÁ, Jonivan Martins de. Do dispositivo dos valores democráticos: uma leitura Foucaultiana de Kant e Tocqueville. 50p. 2013. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Ciência Política) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2511
metadata.dc.date.issued: 22-May-2013
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciência Política

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Jonivan Martins de Sá (2013).pdf687.2 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???