???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2417
Tipo: Monografia de Especialização
metadata.dc.title: Reflexões sobre o trabalho e a cidadania das artesãs de Jaguarão/RS
Autor(es): Herrmann, Miriel Bilhalva
Primeiro Orientador: Guimarães, Vera Maria
1° Membro da banca: Machado, Juliana Brandão
2° Membro da banca: Alves, Simone
Resumo: O presente artigo trata da questão do trabalho artesanal como um trabalho informal, e as possíveis mudanças trazidas pela implementação da Lei do Artesão em relação aos direitos trabalhistas e exercício da cidadania. A pesquisa foi realizada na cidade de Jaguarão/RS, com as artesãs da Associação dos Artesãos do município. O objetivo foi verificar como essas artesãs se percebem como trabalhadoras e quais suas perspectivas frente à Lei do Artesão e sua relação com o exercício da cidadania. Os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas direcionadas a quatro artesãs que fazem parte da Associação desde sua fundação. Em relação aos resultados podemos ressaltar que o trabalho artesanal não é valorizado, mesmo havendo leis que o determinam como profissão, essa desvalorização dentro da sociedade contribui para prejudicar o exercício da cidadania, já que o valor do trabalho que se realiza é uma forma de dimensionar o valor do sujeito dentro do meio social.
Abstract: El presente artículo trata de la cuestión del trabajo artesanal, como un trabajo informal y los posibles cambios traídos por la aplicación de la Ley del Artesano en relación a los derechos laborales y el ejercicio de la ciudadanía. La investigación fue realizada en la ciudad de Jaguarão / RS, con las artesanas de la Asociación de los artesanos del municipio. El objetivo fue verificar cómo esas artesanas se perciben como trabajadoras y cuáles son sus perspectivas frente a la Ley del Artesano y su relación con el ejercicio de la ciudadanía. Los datos fueron recolectados a partir de entrevistas semiestructuradas dirigidas a cuatro artesanas que forman parte de la Asociación desde su fundación. En cuanto a los resultados podemos resaltar que el trabajo artesanal no es valorado, aun habiendo leyes que lo determinan como profesión, esa devaluación dentro de la sociedad contribuye a perjudicar el ejercicio de la ciudadanía, ya que el valor del trabajo que se realiza es una forma de dimensionar el valor del sujeto dentro del medio social.
metadata.dc.subject: Trabalho
Cidadania
Artesanato
Jaguarão (RS)
Trabajo
Ciudadanía
Artesanía
Yaguarón (RS)
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: HERRMANN, Miriel Bilhalva. Reflexões sobre o trabalho e a cidadania das artesãs de Jaguarão/RS. 23p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2417
metadata.dc.date.issued: 29-Sep-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Especialização em Direitos Humanos e Cidadania

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MirielBilhalvaHerrmann2017.pdfMiriel Bilhalva Herrmann 2017300.73 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???