???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2346
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.full???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.dcfield??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.value??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.lang???
dc.contributor.advisor1Moser, Denise Aparecida-
dc.creatorSantos, Wellyanna Costa dos-
dc.date.accessioned2018-02-20T11:59:47Z-
dc.date.available2017-07-14-
dc.date.available2018-02-20T11:59:47Z-
dc.date.issued2017-07-14-
dc.identifier.citationSANTOS, Wellyanna Costa dos. Educação integral: um grito de liberdade. 35p. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Letras Português/Espanhol) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2346-
dc.description.abstractPensando en la composición de la educación brasileña, se percebe que la Educación Integral al largo de los años ha sido presentada al escenario nacional como una posible solución para que se tenga una educación de calidad. De ese modo, este estudio se detiene a conjeturar sobre como ocurrió las reflexiones sobre la Educación Integral, específicamente, en el contexto brasileño. Para tal, será delineado el contexto histórico, teniendo en vista sus principales idealizadores, bien como serán detallados proposiciones y termos relativos al tema abordado. Como parte de esa composición, será puesto en foco la concepción de educación libertaria y sus concepciones relativas a la educación. Por lo tanto, el objetivo de esta pesquisa incide justamente en resaltar como la idea de libertad está relacionada a la vida y obra de los autores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro que contribuyeron para la reflexión sobre la Educación Integral en Brasil y también será reflexionado sobre la educación integral como una de educación de lucha y para la vida. De esta forma, se tiene como metodología la pesquisa con carácter bibliográfico. Siendo así, se configuran como aporte teórico para la analice de dados, autores como: Gomes (2010), Nunes (2010), O Centro de Referências em Educação Integral, Moll (2012), y Cavaliere (2002). Lenoir (2015). Los resultados apuntaron que la educación integral pasó por un longo proceso laborioso hasta llegar a actual composición. Esta resultó de concepciones anarquistas que dieron suporte y contribuyeron para la reflexión en pro de una educación de calidad. Con eso, se llegó a conclusión de que la Educación Integral es una educación de lucha y para la vida, pues siempre valorizó por el conocimiento, libertad intelectual, social, económica e educación para todos para todos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Pampapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação libertáriapt_BR
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectEducación libertariapt_BR
dc.subjectEducación integralpt_BR
dc.subjectEducación brasileñapt_BR
dc.titleEducação integral: um grito de liberdade-
dc.title.alternativeIntegral education: a cry for freedom-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Maurício Aires-
dc.contributor.referee2Lima Júnior, Agnaldo Mesquita de-
dc.citation.issueSANTOS, Wellyanna Costa dos. Educação integral: um grito de liberdade. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação)-- Universidade Federal do Pampa, Letras - Habilitação Português/Espanhol e Respectivas Literatura, Campus Jaguarão,2017.-
dc.publisher.initialsUNIPAMPApt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoPensando na composição da educação brasileira, percebe-se que a Educação Integral, ao longo dos anos, tem sido apresentada ao cenário nacional como uma possível solução, para que se tenha uma educação de qualidade. Desse modo, este estudo se detém a conjecturar sobre como ocorreu as reflexões acerca da Educação Integral, especificamente, no contexto brasileiro. Para tal, será delineado o contexto histórico, tendo em vista seus principais idealizadores, bem como serão detalhados proposições e termos relativos ao tema abordado. Ainda como parte dessa composição, será posto em foco a concepção de educação libertária e suas concepções relativas à educação. Portanto, o foco desta pesquisa incide justamente em ressaltar como a ideia de liberdade está atrelada à vida e obra dos autores Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro que contribuíram para a reflexão acerca da Educação Integral no Brasil e também será refletido acerca da educação integral como educação de luta e para vida. Desta forma, tem-se como metodologia a pesquisa com caráter bibliográfico. Sendo assim, configuram-se como arcabouço teórico para a análise de dados, autores como: Gomes (2010), Nunes (2010), Moll (2012), e Cavaliere (2002). Os resultados apontaram que a educação integral passou por um longo processo laborioso até chegar a atual composição. Esta resultou de concepções anarquistas que deram suporte e contribuíram para a reflexão acerca ou em prol de uma educação de qualidade e, com isso, chegou-se à conclusão de que a Educação Integral é uma educação de luta e para a vida, pois, sempre valorizou o conhecimento, a liberdade intelectual, social, econômica e uma educação para todos.pt_BR
dc.publisher.departmentCampus Jaguarãopt_BR
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Licenciatura em Letras - Português e Espanhol

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
WellyannaCostadosSantos2017.pdfWellyanna Costa dos Santos 2017617.6 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???