???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2331
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: A importância das relações públicas na comunicação organizacional: análise da assessoria de comunicação do Sindilojas
Autor(es): Furquim, Karine Pereira
Primeiro Orientador: Silva, Marcela Guimarães e
1° Membro da banca: Rhoden, Valmor
2° Membro da banca: Gonçalves, Carmem Regina Abreu
Resumo: A importância de um profissional de Relações Públicas não tem sua devida valorização como deveria ser. Desta forma a busca pelo reconhecimento da atividade de relações públicas tornou-se uma luta diária e constante de mostrar para todos, mas principalmente para as organizações que os seus conhecimentos são indispensáveis para o desenvolvimento de um processo comunicativo de qualidade, dentro e fora das empresas. Diante disso, o objetivo desta pesquisa é compreender a importância das Relações Públicas na comunicação organizacional a partir do trabalho de assessoria de comunicação realizado no Sindilojas de São Borja no período de dois anos, iniciado no segundo semestre de 2014 e encerrado no primeiro semestre de 2016. Assim também como busca investigar a contribuição das relações públicas para a comunicação organizacional por meio das atividades da assessoria de comunicação, além de mapear as atividades desenvolvidas pela assessoria de comunicação do Sindilojas São Borja, descrevendo estas atividades de comunicação da organização mostrando o antes e o depois e por fim apontar os resultados do trabalho de Relações Públicas na assessoria de comunicação para a organização investigada. A justificativa deste trabalho dá-se pela necessidade de mostrar esta profissão tão complexa e importante para as organizações e sociedade, que não é reconhecida por estes. Este estudo tem como objeto o Sindicato do Comércio Varejista de São Borja-Sindilojas que é uma organização que busca constantemente agregar credibilidade e reconhecimento para ser um sindicato de representação a classe empresarial. Desempenha em São Borja há 27 anos o papel de defender a classe empresarial, por isso sua existência é de suma importância, pois é uma organização de poder legal para buscar e representar o desejo dos empresários. Para tal foi empregada como metodologia de pesquisa, a pesquisa bibliográfica sobre a história de Relações Públicas, comunicação organizacional, estratégias, relacionamentos, e assessorias de comunicação integrada, assessoria de comunicação e assessoria de imprensa, seguida da análise documental, através dos arquivos e relatório disponibilizado pelo sindicato, e entrevista realizada no Sindilojas com a equipe de gestão composta por quatro pessoas, sendo o presidente, dois vice-presidentes e o executivo que responderam um questionário composto por questões abertas e qualitativas relacionadas à história do Sindilojas, a comunicação da empresa e o papel dos alunos como assessores. Pode-se concluir através da análise desenvolvida que a profissão de relações públicas contribui imensamente nas organizações, pois este profissional é preparado para se dedicar apenas em meios e estratégias de relacionar a organização com seus públicos, além de melhorar e conquistar credibilidade na imagem institucional.
Abstract: The importance of a professional public relations has its due appreciation and recognition as it should be. In this way the search for appreciation and recognition of the activity of public relations has become a daily struggle and constant show for everyone, but especially for organizations that their knowledge is indispensable for the development of a communicative process of quality, inside and outside the companies. Given this, the objective of this research is to understand the importance of Public Relations in organizational communication from the communications advisory work performed in the Sindilojas of São Borja in the period of two years, commencing in the second half of 2014 and closed in the first half of 2016. As well as seeking to investigate the contribution of public relations to the organizational communication through the press office activities, as well as map the activities developed by the Sindilojas communication São Borja, describing these communication activities of the Organization showing the before and after and finally point the results of the work of public relations at communication advice to the Organization investigated. The justification of this work is the need to show this profession so complex and important for organizations and society, which is not recognized by these. This study has as object the Retail syndicate of Sao Borja-Sindilojas which is an organization that seeks to constantly add credibility and recognition to be a Union of the representation business class. Plays in San Borja for 27years the role to defend and represent the business class, so its existence is of paramount importance, as it is an organization of legal power to seek and represent the desire of entrepreneurs. For such was employed as research methodology, bibliographical research on the history of Public Relations, organizational communication, strategies, relationships, and integrated communication consultants, Office of communication and public relations, followed by the documentary analysis, through the archives and report made available by the syndicate, and interview conducted in Sindilojas with the management team composed of four people and the President , two Vice-Presidents and the Executive who answered a questionnaire composed of open questions and related to the history of Sindilojas quality, the company's communications and the role of students as advisers. It can be concluded through analysis developed the profession of public relations helps immensely in organizations because this professional is prepared to devote only in means and strategies to relate the organization with its stakeholders, in addition to improving and win credibility in the institutional image.
metadata.dc.subject: Relações públicas
Trabalho Profissional
Comunicação organizacional
Estratégias
Public relations
Organizational communication
Strategy
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: FURQUIM, Karine Pereira. A importância das relações públicas na comunicação organizacional: análise da assessoria de comunicação do Sindilojas. 65p. 2016. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Relações Públicas) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2331
metadata.dc.date.issued: 7-Dec-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Relações Públicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Karine Pereira Furquim.pdf1.54 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???