???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2243
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Mocinha, um ícone de resistência no carnaval jaguarense: uma leitura do contexto da Sociedade Recreativa Beneficiente Estrela d’alva
Autor(es): Lakman, Rodrigo Lages
Primeiro Orientador: Silva, Renan de Lima da
Resumo: Este trabalho tem como tema a Mocinha e sua representação como símbolo de significado da memória da festa popular o Carnaval de Jaguarão e apresenta como como objetivo registrar fragmentos da trajetória e história de María Cezarina Cardozo, a dona “Mocinha”, e sua ação junto da escola carnavalesca Estrela D’alva onde, depois de seu ingresso, foi a principal figura. Os dados aqui utilizados estão pautados, sobretudo, em informações orais como fonte de material. Capta, prioritariamente, a imaterialidade cultural dessa relação e como se desenvolveu junto à postura de resistência da Mocinha, influenciando, assim, a manter o carnaval de rua de Jaguarão e como se deu algumas dessas interações no cotidiano social, contribuindo para a transformação e manutenção do evento. A história de Maria Cezarina Cardozo, a Mocinha, e da Escola Estrela D’alva, que se fundem uma com a outra, e se mantém vivas, aborda a reflexão acerca da postura de resistência em manter uma manifestação cultural adaptando-se às mudanças no carnaval de rua, caracterizando, assim, a protagonização de um papel de ícone no cenário do carnaval de Jaguarão e suas manifestações culturais.
Abstract: Este trabajo tiene como tema Mocinha y su representación como símbolo de significado de la memoria de la fiesta popular el carnaval de Jaguarão y presenta como propósito registrar fragmentos de la trayectoria y de la historia de María Cezarina Cardozo, la doña “Mocinha”, y sus acciones junto a la escuela carnavalesca Estrela D’alva donde, después de su ingreso, fue la principal figura. Los datos utilizados están pautados, sobre todo, en informaciones orales como fuente de material. Capta, prioritariamente, la inmaterialidad cultural de las relaciones. Como se ha desarrollado junto a la postura de resistencia de Mocinha, influyendo, de esta manera, a mantener el carnaval de calle de Jaguarão y cómo ocurrió algunas de esas interacciones en el cotidiano social, contribuyendo para la transformación y manutención del evento. La historia de Maria Cezarina Cardozo, la “Mocinha”, y de la escuela Estrela D’alva, que se fusionan una con la otra, y se mantienen vivas, abordan la reflexión sobre la postura de resistencia en mantener una manifestación cultural adaptándose a los cambios en el carnaval de calle, caracterizando, así, la protagonización de un papel icónico en el escenario del carnaval de Jaguarão y sus manifestaciones culturales.
metadata.dc.subject: Carnaval
Maria Cezarina Cardozo
Jaguarão
Escola Estrela D’alva
Escuela Estrela D’alva
Carnaval
Maria Cezarina Cardozo
Yaguarón
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: LAKMAN, Rodrigo Lages. Mocinha, um ícone de resistência no carnaval jaguarense: uma leitura do contexto da Sociedade Recreativa Beneficiente Estrela d’alva. 41p. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2243
metadata.dc.date.issued: 18-Jan-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
RodrigoLagesLakman2017.pdfRodrigo Lages Lakman 20171.75 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???