???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2220
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Possibilidades e desafios de intervenção do profissional do serviço social no âmbito do terceiro setor no município de São Borja
Autor(es): Carvalho, Karine Lucero
Primeiro Orientador: Pessôa, Elisângela Maia
1° Membro da banca: Oliveira, Fabiana Aguiar de
Resumo: O presente Trabalho Final de Graduação – TFG diz respeito à pesquisa documental e bibliográfica desenvolvida durante o oitavo semestre do Curso de Serviço Social da Unipampa – Universidade Federal do Pampa/Campus São Borja, realizada junto a entidades do terceiro setor do município de São Borja, tendo como amostra as instituições sem fins lucrativos com assento no Conselho Municipal de São Borja. Apresenta-se como objetivo geral, analisar como está estruturado o trabalho das Instituições do terceiro setor no município de São Borja, com vistas à proposição de possibilidades de intervenção do profissional do Serviço Social. Para nortear esta questão buscou-se investigar quais são as instituições do terceiro setor em São Borja com assento no Conselho Municipal de Assistência Social; verificou-se o contexto histórico onde se deu a fundação das instituições do terceiro setor bem como as dificuldades enfrentadas pelas instituições. A partir destas descobertas delimitou-se as possibilidades de atuação do profissional do Serviço Social neste setor. O método de pesquisa utilizado foi o Método Dialético Crítico composto pelas categorias: historicidade, totalidade e contradição para compreensão da realidade que se desdobrou durante o processo tendo como foco a pesquisa qualitativa. O suporte a coleta de dados deu-se por meio das técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e observação participante. Já a análise de dados foi embasada por meio de analise de conteúdo na técnica organizada pela autora Gagneten (1987) denominada MSP - Método de Sistematização de Prática. A partir da análise dos resultados obtidos observou-se que o terceiro setor é fundamental no município de São Borja para enfrentamento das expressões da questão social por meio da qualidade dos serviços assistenciais e projetos sociais que ofertam. O terceiro setor é um espaço que desafia o assistente social frente à gestão e a formação continuada, bem como possibilita uma práxis profissional balizada no projeto-ético político que a torna eficiente.
Abstract: Este proyecto de graduación - TFG se refiere a la investigación documental y la literatura se desarrolló durante el octavo semestre de Servicio Social Unipampa - Universidad Federal de Pampa / Campus de San Borja, llevó a cabo con entidades del tercer sector en el municipio de San Borja, y una muestra de las instituciones sin fines de lucro con asiento en el Consejo Municipal de San Borja. Se presenta como un objetivo general se estructura para analizar cómo el trabajo de las instituciones del Tercer Sector en el municipio de San Borja, con el fin de proponer posibilidades de intervención profesional de los servicios sociales. Para guiar a este tema hemos tratado de investigar cuáles son los sectores sociales en San Borja a sentarse en el Consejo Municipal de Servicios Sociales, que fue el contexto histórico que dio a la fundación del sector social y las dificultades que enfrentan las instituciones. A partir de estos resultados se redujo las posibilidades de la práctica profesional del trabajo social en este sector. El método de investigación utilizado fue el método dialéctico se compone de las categorías fundamentales: la historia, y contrario a todo entendimiento de la realidad que se desarrolló durante el proceso con un enfoque en la investigación cualitativa. Apoyo para la recolección de datos se realizó mediante el uso de las técnicas de investigación bibliográfica y la observación. El análisis se basó en los datos mediante la técnica de análisis de contenido Gagneten organizada por el autor (1987) llama MSP - Método sistemático de la práctica para descubrir la realidad cuestionada. A partir del análisis de los resultados mostró que el tercer sector es crucial en el municipio de San Borja para hacer frente a las expresiones de las cuestiones sociales a través de la calidad de los servicios de la salud y proyectos sociales que ofrecen. El tercer sector es un área que los retos del trabajador social en contra de la gestión y la formación continua, sino que facilita una práctica profesional inmersa en el proyecto ético-político de lo que es eficiente.
metadata.dc.subject: Serviço Social
Terceiro Setor
Filantropia
Entidade filantrópica
Assistente social
Trabalho profissional
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus São Borja
metadata.dc.identifier.citation: CARVALHO, Karine Lucero. Possibilidades e desafios de intervenção do profissional do serviço social no âmbito do terceiro setor no município de São Borja. 135p. 2010. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, São Borja, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2220
metadata.dc.date.issued: 14-Dec-2010
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Serviço Social

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
Karine Lucero Carvalho.pdf870.31 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???