???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2218
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Implantação de coletores ecológicos na cidade de Jaguarão-RS
Autor(es): Peres, Carina Guimarães
Primeiro Orientador: Carvalho, Alexandre Caldeirão
1° Membro da banca: Lima, Francielle de
2° Membro da banca: Severo, Patricia Schneider
Resumo: O presente projeto visa tratar da implantação de coletores de resíduos/lixeiras ecológicas em um determinado perímetro. Para escolha dessa área foi feito estudo bibliográfico a fim de mensurar a viabilidade da implantação desse projeto na cidade de Jaguarão, RS, Brasil. Levou-se em consideração conceitos sobre sustentabilidade, meio ambiente e educação ambiental, assim como marketing e propaganda como ferramentas para o desenvolvimento econômico local. Esse conjunto de informações proporcionou a base para o desenvolvimento do estudo de aplicabilidade. Assim foi realizado o mapeamento, marcação e registro dos coletores existentes atualmente no município de Jaguarão, dentro da área delimitada pela pesquisa. Desta forma, propôs-se uma projeção tambêm sobre a forma de um mapa com implantação e marcação dos novos coletores de resíduos sólidos. Assim temos uma base de diretrizes a serem consideradas para a implantação do projeto perpassando a conscientização sobre as resposnsabilidades com o meio ambiente, e a viabilidade orçamentária para essa implantação, como tambêm a importância não só para a localidade como para o desevolvimento turístico.
Abstract: El presente proyecto pretende tratar la implantación de recolectores de residuos / vertederos ecológicos en un determinado perimetro. Para elegir esta área se realizó un estudio bibliográfico para medir la viabilidad de la implantación de este proyecto en la ciudad de jaguarão, RS, Brasil. Se tomaron en consideración conceptos sobre sostenibilidad, medio ambiente y educación ambiental, así como marketing y propaganda como herramientas para el desarrollo económico local. Este conjunto de informaciones proporcionó la base para el desarrollo del estudio de aplicabilidad. Así se realizó el mapeo, marcaje y registro de los colectores existentes actualmente en el municipio de jaguarão, dentro del área delimitada por la investigación. De esta forma se propuso una proyección también sobre la forma de un mapa con implantación y marcación de los nuevos colectores de residuos solidos. Así tenemos una base de directrices a ser consideradas para la implantación del proyecto pasando por la concientización sobre las resposnsabilidades con el medio ambiente, y la viabilidad presupuestaria para esa implantación, como también la importancia no sólo para la localidad y para el desarrollo turístico.
metadata.dc.subject: Turismo
Coletores de resíduos
Jaguarão
Educação ambiental
Turismo
Educación ambiental
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: PERES, Carina Guimarães. Implantação de coletores ecológicos na cidade de Jaguarão-RS. 35p. 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2218
metadata.dc.date.issued: 27-Jun-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
CarinaGuimaraesPeres2017.pdfCarina Guimarães Peres 20173.61 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???