???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2213
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Roteiro de moto-turismo cultural “de motociclista para motociclista” - Jaguarão/RS
Autor(es): Dias, Leonardo Echevenguá
Primeiro Orientador: Farinha, Alessandra Buriol
1° Membro da banca: Lima, Francielle de
2° Membro da banca: Segovia, Rodrigo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo elaborar um roteiro turístico cultural voltado para o mototurismo, considerando o potencial turístico de Jaguarão, RS, como sede de dois eventos de motociclismo e a carência de roteiros na região voltados especificamente para esse perfil de público e atendendo suas necessidades. Jaguarão possui importantes atrativos turísticos, dentre eles o patrimônio cultural e arquitetônico, que contam parte da história da fronteira sul do Rio Grande do Sul, podendo ser conhecido de forma apropriada por pessoas de outras regiões e também de moradores locais. O turismo cultural vem crescendo consideravelmente nos últimos anos, assim como o motociclismo, nesta direção o roteiro de moto-turismo cultural pode ser um promissor segmento de turismo para Jaguarão, podendo contribuir com o crescimento da atividade turística local. O trabalho tem relevância social e econômica, pois ele contribui para a preservação do patrimônio local através do conhecimento deste, e também com o desenvolvimento através do turismo. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica sobre motociclismo, relacionando com o turismo de experiência, turismo cultural, patrimônio e tombamentos, além de abordagens para saber da viabilidade do projeto, com motociclistas (janeiro e julho de 2016) e pesquisa histórica sobre os lugares percorridos pelo roteiro de mototurismo cultural. Com a pesquisa foi possível observar a riqueza e diversidade do patrimônio cultural de Jaguarão e também que é preciso inovar nas possibilidades de turismo e patrimônio, trabalhando o binacional, o lúdico, o exclusivo, o tradicional, para que seja possível agregar valor ao turismo da região.
Abstract: El presente trabajo pretende desarrollar un itinerario de turismo cultural nuevo a moto-turismo, considerando que el potencial turístico de Jaguarão/RS como el asiento de dos de Motociclismo y la falta de secuencias de comandos en la región que apuntar específicamente este perfil de público y sirviendo a sus necesidades. Jaguarão tiene importantes atractivos turísticos, entre ellos el patrimonio cultural y arquitectónico, que cuentan parte de la historia de la frontera sur y pueden ser resueltos adecuadamente por personas de otras regiones y también los residentes locales. Turismo cultural ha crecido considerablemente en los últimos años, así que la secuencia de comandos para moto turismo prometedor segmento de Jaguarão, que puede contribuir al crecimiento de la actividad turística local. El trabajo tiene relevancia social y económica, ya que contribuye a la preservación del patrimonio local a través del conocimiento de esto y también con el desarrollo a través del turismo. La metodología utilizada. foi pesquisa bibliográfica sobre o motociclismo, relacionando con o de turismo de experiência, turismo cultural, patrimonio e tombamentos, Além de abordagens párrafo sable da viabilidade hacer projeto, motociclistas com (janeiro e julho de 2016) e pesquisa histórica acerca de los lugares percorridos roteiro pelo en moto-turismo cultural. Com una pesquisa foi possível observar un riqueza diversidade ea hacer Patrimonio Cultural de Yaguarón e também que é preciso inovar nas possibilidades de turismo e Patrimonio, trabalhando o binacional, o lúdico, o exclusivo, o tradicional, para que seja possível para contactar valor ao da turismo regiao.
metadata.dc.subject: Moto-turismo
Turismo cultural
Roteiro turístico
Moto-turismo
Turismo cultural
Recorrido turístico
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Jaguarão
metadata.dc.identifier.citation: DIAS, Leonardo Echevenguá. Roteiro de moto-turismo cultural “de motociclista para motociclista” - Jaguarão/RS. 32p. 2016. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Turismo) - Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão, Jaguarão, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2213
metadata.dc.date.issued: 17-Aug-2016
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Tecnologia em Gestão do Turismo

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
LeonardoEchevenguaDias2016 .pdfLeonardo Echevenguá Dias 20161.38 MBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???