???jsp.display-item.identifier??? https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/2051
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
metadata.dc.title: Migração intrarregional: uma análise sobre o efeito do processo migratório no desenvolvimento nos municípios de Sant’ana do Livramento e Caxias do Sul
Autor(es): Martinez, Michele Perotti
Primeiro Orientador: Gonçalves, Margarete Leniza Lopez
1° Membro da banca: Medeiros, Bruna Taize de
2° Membro da banca: Soares, Ana Luísa de Souza
Resumo: As migrações internas de um país ou de uma região se relacionam, em grande parte, com as transformações socioeconômicas ocorridas ao longo do tempo nesses espaços. A forte relevância dos movimentos migratórios em âmbito global tem sido objeto de contribuições importantes, de caráter teórico e empírico, que asseguram sua diversidade e implicações. Desta forma, o presente estudo tem como principal objetivo, investigar os fatores que levam os indivíduos a migrarem e quais os efeitos desse processo migratório no desenvolvimento nos municípios de Sant’Ana do Livramento e Caxias do Sul nos últimos três censos. Este estudo é de caráter qualitativo, onde foram utilizados dados primários a partir do contato com o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) e a Fundação de Assistência Social (FAS), bem como entrevistas realizadas com os migrantes. Além disso, se fez uso de dados secundários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Fundação de Economia e Estatística (FEE), Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil e DATASUS. Os resultados indicam que o principal motivo para a migração de santanenses para o município de Caxias do Sul está relacionado com os fatores renda e trabalho. Além disso, os resultados mostram que, ainda que Caxias do Sul tenha apresentado melhor desempenho nos indicadores socioeconômicos, o município de Sant’Ana do Livramento está passando por um processo de mudanças.
Abstract: Las migraciones internas de un país o de una región se relacionan, en gran parte, con las transformaciones socioeconómicas ocurridas a lo largo del tiempo en esos espacios. La fuerte relevancia de los movimientos migratorios en ámbito global ha sido objeto de contribuciones importantes, de carácter teórico y empírico, que aseguran su diversidad e implicaciones. De esta forma, el presente estudio tiene como principal objetivo, investigar los factores que llevan a los individuos a migrar y cuáles son los efectos de ese proceso migratorio en el desarrollo en los municipios de San’Aana do Livramento y Caxias do Sul en los últimos três censos. Este estudio es de carácter cualitativo, en donde fueron utilizados datos primarios a partir del contacto con el Centro de Atendimiento al Migrante (CAM) y la Fundación de Asistencia Social (FAS), tanto como entrevistas realizadas con los migrantes. Además de esto, se hizo uso de datos secundarios del Instituto de Pesquisa Económica Aplicada (IPEA), Fundación de Economía y Estadística (FEE), Atlas del Desarrollo Humano en Brasil y DATASUS. Los resultados indican que el principal motivo para la migración de santanenses para el municipio de Caxias do Sul está relacionado con los factores: poder adquisitivo y trabajo. Además, los resultados muestran que, si bien, Caxias do Sul presenta mejor desempeño en los indicadores socioeconómicos, el municipio de Sant’Ana do Livramento está pasando por un proceso de cambios.
metadata.dc.subject: Movimentos migratórios
Desenvolvimento
Diferenças regionais
Movimientos migratorios
Desarrollo
Diferencias regionales
CNPQ: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher: Universidade Federal do Pampa
Sigla da Instituição: UNIPAMPA
Campus: Campus Santana do Livramento
Tipo de acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.uri: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/2051
metadata.dc.date.issued: 28-Nov-2017
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.appears???Ciências Econômicas

???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.files???
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.file??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.description??? ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.filesize??????org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.fileformat??? 
MONOGRAFIA.pdfTCC Michele Perotti Martinez938.27 kBAdobe PDF???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.view???


???jsp.display-item.copyright???